Geral

Estudantes de Medicina da UPF realizam o Trote Solidário

14/03/2023

13:32

Por: Assessoria de Imprensa

Acadêmicos promovem campanha de doação de sangue e arrecadação de alimentos e tampinhas plásticas para ajudar a comunidade

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) estão promovendo a tradicional campanha Trote Solidário 2023/1. A iniciativa é do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e reúne estudantes de diversas faculdades de Medicina do interior do Rio Grande do Sul. Entre as tarefas estão a arrecadação de alimentos e tampinhas plásticas e a realização de doação de sangue para ajudar a população.

Cada instituição participante da campanha possui um link personalizado para contabilizar as doações. Em 15 anos de ação, mais de 720 mil pessoas já foram beneficiadas com a arrecadação de alimentos e cerca de 28 mil vidas com as doações de sangue. Podem aderir à campanha estudantes e a comunidade em geral. Após a doação é necessário se cadastrar no site www.trotesolidario.com.br, até o dia 20 de abril.

Doação de sangue
Para quem deseja contribuir com a campanha doando sangue, basta comparecer ao Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) ou ao Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Após a doação de sangue, é necessário anexar o comprovante no site para a doação ser contabilizada.

Arrecadação de alimentos 
A arrecadação de alimentos pode ser feita de duas formas: on-line ou presencialmente. Para doar de maneira on-line basta acessar o site da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. A doação é semelhante a fazer compras on-line. Após preencher um cadastro, é possível escolher os produtos e a quantidade de alimentos. Todos os mantimentos serão doados para a rede do Banco de Alimentos de Passo Fundo.

A arrecadação presencial de alimentos ocorrerá no dia 15 de abril, nos supermercados de Passo Fundo. Acadêmicos do curso de Medicina estarão em frente ao Comercial Zaffari (Av. Brasil Leste, 501) e Stok Center Centro (Av. Brasil Leste, 3477) recebendo a doação de alimentos, produtos de limpeza e higiene. Para quem não puder neste dia, outra opção é entregar os mantimentos na Escola de Medicina da UPF (Famed), localizada no Campus II (Rua Teixeira Soares). 

Arrecadação de tampinhas plásticas
A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Câncer Infantil. As tampinhas podem ser entregues na Famed ou para integrantes da comissão.

Mais informações sobre como contribuir com o Trote Solidário podem ser encontradas no Instagram @trotesolidarioupf.