Minicursos

01. Educação, possibilidades e relações étnico-raciais: povos indígenas e quilombolas em sala de aula.

Google Meet dia 23/11 8:00-10:00

Ministrante Ms Áxsel Batistella de Oliveira: Doutorando em História PPGH/UPF. Mestre em História (2018-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), na linha de pesquisa: Espaço, Economia e Sociedade. 

Sobre o curso:Compreender os desafios e objetivos que envolvem o ensino das histórias e culturas indígenas, afro-brasileira e quilombola na educação básica. Assim como analisar aspectos gerais das relações entre euro-americanos e indígenas no Rio Grande do Sul, como também a existência de comunidades remanescentes de quilombo e seus processos de titulação de terras.


02. Os mitos enquanto possibilidade didática

Google Meet dia 23/11 08:00-10:00

Ministrante Ms. Matheus Furtado:  Doutorando em História pela UPF - Universidade de Passo Fundo. Graduado em Ciências Humanas - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2019). Membro do grupo de pesquisa Relações de Fronteira: História, Política e Cultura na tríplice aliança Brasil, Argentina e Uruguai e do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC). Foi integrante do projeto de Extensão LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM (2015 - 2017), atuando nas disciplinas de História e Geografia. Possui experiência de pesquisa em temas como Interdisciplinaridade, História e Quilombos e História e Cultura.

Sobre o curso: A presente oficina tratará, principalmente, de evidenciar os mitos – a partir do conhecimento destes e do potencial trabalho com os mesmos – enquanto possibilidade didática em sala de aula, na educação básica. Sendo o mito multifacetado, ele suscita uma abordagem interdisciplinar, abarcando potencialidades de empreitada nas Ciências Humanas, nas Linguagens Artísticas e na Literatura, por exemplo. Neste sentido, a oficina se coloca, inicialmente, de maneira a desconstruir a noção de mito do senso comum, advindo de uma espécie de sociologia espontânea e que o relega a uma posição irrelevante, rasa ou mesmo de “mentira”. Junto a isso, serão discutidas, mesmo de forma introdutória, algumas diferentes noções e perspectivas teóricas de/sobre o mito, evidenciando sua multiplicidade e complexidade, através do tempo. Por fim, voltar-se-á a uma abordagem sobre proposições concretas de trabalho em diferentes disciplinas, propiciando um ferramental e um corpus teórico-metodológico básico para se trabalhar com os mitos em sala de aula.


03. Gênero, Sexualidade e Escola

Google Meet dia 23/11/ Horário: 8:00-10:00

Ministrante Ms. Ewerton da Silva Ferreira, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Políticas Públicas e Licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa - campus São Borja.

Sobre o curso: 1) Compreender o que é Gênero; 2) Compreender o que é sexualidade; 3) Compreender a diferença entre identidade de gênero e sexualidade; 4) Debater sobre a importância de debater gênero, sexualidade e diversidade na escola. Aspectos conceituais de gênero e sexualidade. Identidade de gênero, orientação sexual, expressão de gênero e sexo biológico. O gênero e a diversidade no espaço escolar. A escola como espaço diverso e plural. Gênero e currículo. A escola é um espaço diverso em sua natureza e acolhe nela as diferentes identidades e sujeitos. Nesse sentido, a presente oficina tem como objetivo capacitar professores (as) para realização do debate de gênero e sexualidade nos espaços educativos, especialmente de forma transversal ao currículo escolar. A proposta será desenvolvida de forma expositiva dialogada com os participantes. No primeiro momento será realizada a apresentação dos conceitos gerais do minicurso e no segundo momento será pensado em alternativas para realizar abordagem de gênero e sexualidade nos espaços educativos. 


04. Violências: conceitos, identificação e encaminhamentos na educação

Google Meet dia 24/11 08:00 - 10:00

Ministrante Cleucimara Molon Jubelli: Mestranda em História da UPF - CAPES- UPF. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Vizivali (2008). Tem experiência na área de Educação, Assistência Social, Rede Municipal de Proteção a Infância e adolescência, Sistema de Garantia de Direitos e Conselho Tutelar. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Primeira Infância-GEPEPI. 

Sobre o curso: Ofertar diálogo e compreensão de conceitos básicos, caracterização das modalidades de violências; Apresentar contexto teórico de índices das violências no momento pandêmico e pós pandemia. A Violências no processo Histórico;   Conceitos e caracterização das violências;Politica publica de atendimento de crianças e adolescentes vitimas de Violências.Legislação 13.431/2017, fluxo de atendimento a Vitimas; Garantias legislativas de proteção à vitima e testemunha de Violências, Lei  Henry Borel.


05. Cuidando de quem ensina: problematizando a saúde mental na prática docente

Google Meet 24/11 08:00-10:00

Ministrante Ms. Fernanda Cristina Foss De Zorzi: Enfermeira, mestra em Políticas Públicas, Doutoranda em Educação em Ciências – UNIPAMPA.  

Sobre o curso: Dialogar sobre saúde mental e autocuidado, por meio da problematização da prática docente, refletindo sobre possíveis soluções às situações vivenciadas. Saúde mental docente como potencialidade e suporte para a prática docente. Abordagem voltada à problematização, gerando ação - reflexão – ação por meio do contexto de ensino e possíveis dificuldades que possam contribuir para o prejuízo da saúde mental e da qualidade de vida.


06. Aperte "jogar" para aprender: O uso de jogos eletrônicos para incentivar, cativar e ensinar os estudantes.

Google Meet dia  25/11 8:00-10:00

Ministrante: Ms. Antonio Augusto Zanoni  Professor de Inglês em escolas de idiomas desde 2015. Licenciado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim no ano de 2018/2, com estudos voltados para a área de História cultural japonesa. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo entre 2019/2 e 2021/2 e bolsista CAPES durante o mesmo período. Professor de Inglês pela UNIDEAU Getúlio Vargas.

Sobre o curso: 1. Enfatizar o cotidiano do aluno e sua possível ligação com os jogos eletrônicos no seu tempo extra-classe. 2. Pensar os jogos eletrônicos como forma de ensinar tanto a disciplina de História quanto estimular o pensamento crítico dos estudantes. 3. Usar de alguns exemplos para dar imagem as possibilidades.


07. Ensino de História a partir dos Arquivos Históricos 

Google Meet dia: 25/11 08:00- 10:00

Ministrante Ms. Henrique Antônio Trizoto: Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba e Licenciado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul . Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo ICSEC / FACEL; Coordenador do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Erechim. Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus de Erechim. Doutorando em História UPF - linha 3: Cultura e Patrimônio. 

Sobre o curso: A formação do professor de história perpassa por inúmeros desafios até a sua inserção / manutenção no mercado de trabalho. Neste sentido, a presente proposta visa oportunizar a professores, pesquisadores e acadêmicos contato com um Acervo de um Arquivo Histórico e as possibilidades que ele apresenta para o processo de ensino e aprendizagem em História. As transformações sociais e econômicas fruto da globalização impactaram também os modelos educacionais, que aliadas as novas correntes historiográficas trouxeram à tona novos objetos de pesquisa com seu bojo repleto de novos atores sociais. A complexidade destes novos objetos e atores sociais exigem uma interpretação que leve em consideração toda a teia que os circunda, tornando a sua análise interdisciplinar fundamental para a construção / reconstrução / formação / análise dos seus elementos constitutivos destes. A proposta vem de encontro a temática dos desafios do ensino Interdisciplinar, tendo em vista que a relação entre as áreas ainda é recente. Da mesma forma possibilitar aos professores e pesquisadores ferramentas que facilitem o acesso à documentos históricos e maneiras de como utiliza-los em sala de aula.


08. GESTÃO EM SALA DE AULA: COMO É SER PROFESSOR DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI?

Google Meet dia: 25/11 8h - 10h

Ministrante Prof. Dr. Ubiratã Ferreira Freitas, Doutorado em História, com ênfase na escravidão – UFSM. Mestrado em História com ênfase na escravidão – UPF. Especialização em História do RS – FURG. Especialização em Filosofia – PUCRS.

Licenciatura Plena em História – ULBRA. 

Sobre o curso:Proporcionar uma reflexão sobre o que ensinamos para nossos jovens alunos e para quais alunos ensinamos. É a partir dessa reflexão que se busca uma gestão em sala de aula, que possa contemplar um dos pontos importantes a serem pensados, como exemplo, podemos entender a dificuldade de: Como tentar ensinar história para quem não vê sentido no que está sendo apresentado, ou ainda, como um jovem busca entender o passado se ele vive em um imediatismo social no presente? Esse é o paradigma educacional que versa sobre o ensino e gestão de uma aula de História. Nosso objetivo principal é questionar o que ensinamos, como ensinamos e para quem ensinamos.


09. Do interdisciplinar à prática: possibilidades de trabalhar a História e Geografia através dos mapas.

Google Meet dia 25/10 08:00- 10-00

Ministrantes: Tiara Cristiana Pimentel dos Santos, Doutoranda Bolsista Prosuc Capes do curso de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo UPF/ Mestra em História pela mesma instituição. Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas- Universidade Federal do Pampa/ UNIPAMPA. Licenciada em história pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER, membro dos grupos de pesquisa. Relações de Fronteira: história política e cultura na tríplice aliança Brasil, Argentina e Uruguai. Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC), NÚCLEO DE PRÉ-HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA (NuPHA). Interesse por pesquisas relacionadas a história da América, história indígena e também história da educação.

Andréia Pagno Pegoraro, Possui graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (2012), graduação em Geografia pela Universidade de Caxias do Sul (2021), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2020) e mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2016). Atualmente é professora de história e geografia - E.M.E.F. Inácio de Souza Pires, professora de séries iniciais - E.M.E.F Soli Gonzaga dos Santos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Doutoranda em história pela Universidade de Passo Fundo, início em 2022.

Sobre o curso: A oficina busca desenvolver o conhecimento histórico e geográfico. Esta oficina pode ser trabalhada de maneira conjunta com o livro didático, podendo ser planejada anualmente pois possibilita a construção de um mapa através da história e seus principais acontecimentos. É importante que o mapa seja construído interdisciplinarmente, e por partes, ou por regiões facilitando a compreensão dos acontecimentos e do local que se está trabalhando. Aqui na oficina vamos separar as temáticas que podem ser dadas em cada momento da construção do mapa. Ainda podendo ser trabalhados assuntos de outros componentes curriculares dentro da BNCC.