Home

II Encontro Discente de Pós-Graduação em História 
 

V Mostra de Pesquisa em História da Graduação e da Pós-Graduação em História da UPF 

III Seminário de Formação Continuada em História 

"O papel da pesquisa histórica no mundo pós-pandêmico: desafios e incertezas”
De 23 a 25 de novembro de 2022
 

O ano de 2020 e 2021 foi definidor de novos rumos sociais e educacionais. A crise experimentada pela pandemia de COVID19 alterou a forma de fazer e ensinar História, anunciando mudanças bruscas nos métodos e nas práticas docentes e discentes. O II Encontro Discente de Pós-graduação em História (EDPH), promovido e organizado pela Associação dos Pós-graduandos em História do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo tem por finalidade proporcionar um espaço para discussão e divulgação de pesquisas, reunindo profissionais da área de história, arquivologia, museologia, arqueologia, ciências sociais e áreas afins, incentivando a formação continuada de professores e a ampliação e consolidação de redes de pesquisa. Assim, o II Encontro Discente de Pós-graduação em História (EDPH) pretende fomentar a troca de experiências entre profissionais e estudantes de diversos níveis acadêmicos, difundindo e conhecendo o conhecimento produzido dentro e fora do ambiente acadêmico, colaborando assim, para a construção do conhecimento histórico.

Em sua primeira edição, a partir da temática “O papel da pesquisa histórica no mundo pós-pandêmico: desafios e incertezas”, o II EDPH visa ampliar as discussões sobre as dificuldades, os métodos de fazer e ensinar História e a maneira como a História relaciona-se e dialoga com outras disciplinas. A proposta vem ao encontro do atual momento histórico que estamos vivenciando, tendo ainda em vista o atual contexto de desvalorização das Ciências Humanas nas políticas educacionais brasileiras em curso. Desta forma, incorporar o debate das Pós-Pandêmico sem dúvida possibilita renovar a importância da História, trazendo consigo novos desafios interpretativos sobre a produção e a circulação de seus saberes na sociedade.