Apresentação

A Associação dos Pós-graduandos em História do Programa de Pós-Graduação em História da UPF edita a Revista Discente Semina, e é parceira do PPGH em seus eventos e demais atividades realizadas. Entretanto com a consolidação do curso de Doutorado, aprovado em 2013, se faz necessário a realização de um evento organizado pelos/para os discentes a fim de divulgar as pesquisas para a sociedade, e a estrutura na qual os alunos as desenvolvem em prol da formação continuada que o PPGH oportuniza. Em 2020 a Associação dos Pós-graduandos em História da UPF, promoveu o I Encontro Discente da Pós-graduação em História da UPF, com o tema “Humanidades Digitais e os diálogos interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão em História” que congregou de maneira online nos dias 09 à 11 de novembro de 2020 os diversos programas de pós-graduação do país e com participações de pesquisadores estrangeiros fomentou a troca de experiências entre profissionais e estudantes de diversos níveis acadêmicos, difundindo e conhecendo o conhecimento produzido dentro e fora do ambiente acadêmico, colaborando assim, para a construção do conhecimento histórico.

Em sua primeira edição, a partir da temática “Humanidades Digitais e os diálogos interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão em História”, o I EDPH visou ampliar as discussões sobre as Humanidades Digitais, os métodos de fazer e ensinar História e a maneira como a História relaciona-se e dialoga com outras disciplinas. Mesmo que ainda que não haja uma precisão sobre o campo das Humanidades Digitais, vários autores propõem compreendê-las a partir de uma perspectiva dedicada a apresentar as crescentes relações cotidianas e empíricas entre o mundo das humanidades e as tecnologias digitais.

O evento englobou ainda a IV Mostra de Pesquisa em História da Graduação e da Pós-Graduação em História da UPF, que desde a sua primeira edição, possibilita aos alunos da graduação em História apresentarem suas pesquisas para seus pares, tendo como primeira experiência a participação em um evento científico Ainda com a pretensão de não limitar os trabalhos e discussões trazidos ao nosso evento, foram debatidos a inserção e o tratamento das tecnologias digitais no ambiente educativo, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, agregando no debate as trajetórias individuais a personalização da docência online, concepções, produção, adaptação e avaliação de materiais didáticos, com o I Seminário de Formação Continuada em História.

O evento deste ano, englobará também a V Mostra de Pesquisa em História da Graduação e da Pós-Graduação em História da UPF e III Seminário de Formação Continuada em História.

Objetivos:
O II Encontro Discente de Pós-graduação em História objetiva:
a) reunir profissionais da área de história, ciências sociais e áreas afins, para discutir a temática geral do evento e apresentar suas pesquisas;
b) incentivar a formação continuada;
c) proporcionar o contato entre pós-graduandos dos cursos de mestrandos e doutorandos, egressos, bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação e professores do Ensino Fundamental/Médio;
d) discutir os impactos do novo contexto educacional em pesquisas e em processos de ensino-aprendizagem.

Justificativa:
O presente tema do evento justifica-se pelos impactos que as pesquisas históricas trazem para a sociedade auxiliando nas diversas áreas do conhecimento, sobre acontecimentos passados que se assemelham aos contextos atuais. Ajudando a explicar a evolução destes processos históricos ao longo do tempo. Auxiliando a compressão das relações sociais sobre estes determinados assuntos e como a população lida de diversas formas com estes processos muitas vezes fatídicos. Levando em conta que estamos passando na atualidade por diversos fatos históricos, e um deles é a pandemia recorrente do vírus covid19, podemos pensar como que a produção do conhecimento histórico auxilia na compreensão dos mais diversos fatores relacionados a pandemia. A pesquisa quanto história, são baseadas em fatos e evidências críticas o que podem contribuir para as autoridades criarem políticas de prevenção baseado nos fatos que ocorrem anteriormente. 

Desta maneira os fatos resultantes da pandemia podem ser vistos por inúmeras perspectivas, mas, entender de uma forma histórica estes processos resultam em novas perspectivas vistas por experiências passadas. 

Através desta perspectiva, espera-se que nós historiadores iniciamos debates sobre os assuntos relacionados a pandemia, que envolvam os mais diversos setores sociais, principalmente aqueles que estão relacionados aos meios educacionais, e a produção do conhecimento, que são servirão como referências para as demais instituições e público. Necessita-se um melhor engajamento historiográfico, nos temas que envolvem a saúde pública e a população, sabemos que as pesquisas demoram meses para estarem prontas, e que entramos em um contraponto de um mundo imerso em comunicação e tecnologias, que por muitas vezes acabam deturpando o conhecimento cientifico. Sendo assim acredita-se que um evento pautado em discussões que envolvam o contexto pós-pandêmico, possa trazer tanto elementos históricos atuais, que necessitam ser compreendidos, como futuramente servirão de base para futuras investigações pois vivemos e evidenciamos esse fato histórico.

Desse modo, a realização de eventos, a partir da iniciativa dos pós-graduandos, justifica-se pela possibilidade de debate acerca dos rumos que o fazer e o ensinar História vem tomando nos últimos anos. A proposta se dá a partir do entendimento de que uma das especificidades da Pós-graduação Stricto Sensu é produzir conhecimento válido e que dialogue com os outros saberes que circulam na sociedade. A Pós-graduação precisa democratizar as suas relações com os estudantes e a comunidade, que se aprende-com e se ensina-com. Nada é unilateral, tudo é recíproco.

Metodologia:
O Encontro está organizado a partir de três módulos. O primeiro módulo é constituído de minicursos, o segundo módulo está estruturado sobre os Simpósios Temáticos (STs), para a apresentação de comunicações enquanto o terceiro contempla três conferências, as quais serão ministradas no turno da noite por especialistas no tema do evento.

Público Alvo:
Professores/pesquisadores; Estudantes de graduação e de pós-graduação; Professores do Ensino Fundamental e Médio; Profissionais.

 

Realização: