Geral

Faculdade de Direito realiza Aula Magna 2021-1

24/03/2021

14:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento on-line contou com a participação do desembargador Túlio de Oliveira Martins, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que abordou a temática “A Responsabilidade Civil e o Século XXI”

Para marcar o início das atividades acadêmicas do primeiro semestre, a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), por meio dos cursos de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, promoveu na terça-feira, 23 de março, a sua Aula Magna. A transmissão foi ao vivo, pelo canal da UPF Online no Youtube, e abordou o tema “A Responsabilidade Civil e o Século XXI”. A temática foi explorada pelo palestrante, o desembargador Túlio de Oliveira Martins, que integra a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A atividade foi organizada pela coordenadora do curso em Passo Fundo, professora Me. Regina Canalli, e pela coordenadora em Casca, Me. Nadya Tonial, que também mediou o evento.

A Aula Magna contou com a participação da reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que destacou a dificuldade do momento vivido e a importância de reunir os estudantes e de proporcionar momentos de reflexão sobre tema tão atual. O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Rogerio da Silva, também esteve presente e destacou a satisfação por fazer parte da Aula Magna e a relevância do tema. Abordou, ainda, a oportunidade de, por meio da tecnologia, abranger e alcançar todos os cursos de Direito, de Passo Fundo e da estrutura multicampi.

O diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, destacou, além da importância do evento, os 65 anos de atividades da FD, a tradição dos cursos da Unidade Acadêmica e a qualidade do corpo docente. “O desembargador Túlio de Oliveira Martins, além do seu notório saber a respeito do tema central da palestra, ao longo de sua explanação, apresentou diversos exemplos, de forma bastante didática, tendo sido elogiado por todos aqueles que assistiram ao evento. Teremos muitos outros acontecimentos comemorativos, ao longo de 2021. Os 65 anos de atividades da Faculdade de Direito da UPF requerem que sejam muito bem festejados, tal como ocorreu na noite do dia 23 de março”, salientou Daudt.

A coordenadora do curso em Passo Fundo salientou a relevância do tema. “O desembargador nos brindou com uma excelente palestra sobre um tema atual ‘A responsabilidade civil e o século XXI’, abordando os enfoques da responsabilidade neste momento de pandemia e as perspectivas futuras”, enfatizou a professora Regina, lembrando que a realização da Aula Magna, considerada a principal aula do semestre, sempre foi realizada de forma a congregar toda a comunidade acadêmica no Salão de Atos da Faculdade de Direito, mas que, em virtude da pandemia, ocorreu de forma virtual neste ano.

Em sua explanação, o desembargador do TJRS expôs sobre o desenvolvimento da responsabilidade civil, no âmbito da doutrina e jurisprudência, provocando os participantes a questionarem sobre o futuro e a pandemia em relação à responsabilidade civil. Manifestou sobre a esperança e a convicção sobre o futuro, de que é possível sair desse momento com um Brasil melhor e mais consciente das suas próprias capacidades.

Também participou da organização a assessora do desembargador, Joseane Andreghetto, que é egressa do curso de Direito da UPF Casca. O evento teve grande presença do público no momento da transmissão e atingiu um total de aproximadamente 2,5 mil visualizações entre acadêmicos e professores da UPF e de outras instituições de ensino.

- Confira a Aula Magna: