Ensino

Direitos Humanos e sustentabilidade pautam visita de escola de Soledade na UPF

22/11/2023

11:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor / João Lucas

Estudantes do Instituto Maurício Cardoso, de Soledade, vieram até o Direito UPF para assistir a um júri simulado e realizaram atividades sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Foi durante a terceira edição das Salas Temáticas das Cidades que Educam e Transformam, vinculado à Cátedra e ao projeto UniverCidade Educadora, que a professora Karine dos santos Dal Prá, do Instituto Maurício Cardoso, de Soledade, fez contato com a docente do curso de Direito da UPF, Dra. Patrícia Noschang, e conheceu as ações da Disciplina de Direitos Humanos. Essa aproximação teve como frutos uma visita dos estudantes à Universidade e a participação deles em um júri simulado.

De acordo com Patrícia, atividades como esta fazem parte da curricularização dos projetos de Extensão do curso de Direito, entre eles, o Projeto de Educação e Direitos Humanos para a Juventude. Então, conforme a docente, foi proposta a atividade de realizar uma simulação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. “Juntamos os interesses e aí então eles vieram assistir à simulação da Corte interamericana realizada pelo sexto semestre do curso de direito e logo depois disso tiveram uma atividade com o projeto em relação à agenda 2030”, destacou.

Os estudantes, do segundo ano do Ensino Médio, demostraram interesse em conhecer mais sobre o curso de Direito e sobre as atuações da área e, segundo a professora Karine dos santos Dal Prá, dentro da escola existe a disciplina de “Projetos”, que estuda questões de direitos humanos e sustentabilidade. “Uma das metas do nosso projeto é conscientizar as pessoas e informar sobre questões que estão acontecendo hoje, na atualidade. No primeiro semestre a gente trabalhou alguns ODSs, da Agenda 2030 da ONU, e agora a gente fez algumas atividades práticas, direcionadas a várias questões sociais. E aí veio a oportunidade de estarmos aqui hoje”, relata.

Depois de assistirem ao júri simulado, os alunos foram direcionados pela professora Michelli Piucco para uma atividade sobre os Objetivos. Conforme Karine, a ideia agora é voltar para a sala de aula e seguir trabalhando os temas. “Tivemos esse momento de análise, de realização de algumas atividades práticas. Então a pretensão é levar e continuar o ano que vem com o projeto, interagindo com as novas turmas que chegam e dando sequência das ações”, disse.