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Serviço de Teleatendimento da Covid-19 continua em funcionamento

22/07/2020

14:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em quatro meses, equipe realizou mais de 9500 contatos para monitorar pessoas com sintomas de Covid-19. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas seguem sendo monitoradas

O Serviço de Teleatendimento, desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo, que seria encerrado no dia 30 de julho, seguirá com seu funcionamento pelos próximos meses. A decisão visa manter o canal de orientação, esclarecimento de dúvidas, monitoramento de sintomas e apoio psicológico relacionados à pandemia de Covid-19 que teve início em março. Nesta quinta-feira, dia 23 de julho, o Serviço completa quatro meses, ultrapassando a marca de 9 mil ligações atendidas. 

Além de atender ligações da população, a equipe também presta um importante serviço no monitoramento de pessoas com sintomas de coronavírus. Ao longo desses quatro meses, 4652 pessoas foram monitoradas pelo Serviço, totalizando mais de 9554 contatos feitos pela equipe de voluntários. Atualmente, 2086 pessoas ainda estão em monitoramento. “Esses mais de 9500 contatos incluem as ligações que nós também fizemos para monitorar esses pacientes. Então, pacientes que nos ligaram, com sintomas ou confirmação da doença, nós mantínhamos o monitoramento e o acompanhamento durante todo o período da contaminação pelo vírus, que são 14 dias. Nós ligávamos para esse paciente a cada dois dias, por exemplo, para ver o quadro clínico deles, se melhoraram, muitos pioraram no decorrer desse período, então nós encaminhamos para o hospital” explicou a coordenadora do Serviço de Teleatendimento, professora Me. Sandra Vanini. 

Novos horários
Desde o início do mês, o Serviço de Teleatendimento está funcionando com novos horários. Agora, as ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 19h. Os telefones para contato são: 54 3316-8595; 9 96995595; 9 96797315; e 9 96676279. Também é possível entrar em contato por meio de mensagem.

Sobre o Serviço de Teleatendimento
O Serviço de Teleatendimento iniciou seu funcionamento no dia 23 de março, com atuação voluntária de uma equipe com cerca de 70 pessoas, formada por professores, funcionários e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia da UPF, além de profissionais da rede de saúde do município. Entre as principais demandas atendidas estão o esclarecimento de dúvidas e orientações a respeito da Covid-19, monitoramento de pessoas com sintomas da doença e apoio psicológico.

Quando você pode ligar para o Serviço de Teleatendimento:

  • Se você tem dúvidas sobre sinais e sintomas da Covid-19;
  • Se você não sabe qual local procurar para atendimento em casos de sintomas da Covid-19;
  • Se está ansioso ou nervoso por ter que permanecer em casa devido à Covid-19;
  • Se está com medo;
  • Se precisa acompanhamento diário por telefone;
  • Se está preocupado com cuidados de prevenção para o enfrentamento da Covid-19;
  • Se você tem funcionários e quer proporcionar um apoio neste momento, ou precisa de orientações para os mesmos;
  • Se é profissional da saúde e precisa tirar dúvidas ou expressar seus sentimentos frente à pandemia da Covid-19;
  • Se tem dúvidas sobre isolamento ou medidas que devem ser adotadas para limpeza em relação a Covid-19;
  • Se tem dúvidas de como você pode contrair o vírus.