Notícias UPF

Serviço de Teleatendimento atendeu mais de 9 mil ligações em três meses

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Projeto terá redução gradativa das atividades, com encerramento marcado para o dia 30 de julho

Poucos dias após completar três meses de funcionamento, o Serviço de Teleatendimento, desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, inicia neste mês de julho, uma fase de redução gradativa das atividades. Ao longo dos últimos meses, foram atendidas por profissionais e estudantes da área da saúde 9092 ligações, com 3977 pessoas monitoradas, sendo 1169 ainda em monitoramento, por apresentarem sintomas da Covid-19. A partir do mês de julho, o Serviço reduzirá o atendimento, deixando de funcionar aos domingos, para encerrar as atividades no dia 30 julho.

De acordo com a coordenadora do Serviço, professora Me. Sandra Vanini, a decisão de reduzir e posteriormente encerrar as atividades é em função da grande demanda que professores e estudantes vêm atendendo, que aumentou com o retorno de algumas atividades acadêmicas presenciais. “Então, em julho não teremos mais atendimento aos domingos e encerramos as atividades no dia 30 de julho, para que possamos começar o próximo semestre mais tranquilos”, explicou.

Sobre o Serviço de Teleatendimento
O Serviço de Teleatendimento iniciou seu funcionamento no dia 23 de março, com atuação voluntária de uma equipe com cerca de 70 pessoas, formada por professores, funcionários e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia da UPF, além de profissionais da rede de saúde do município. Entre as principais demandas atendidas estão o esclarecimento de dúvidas e orientações a respeito da Covid-19, monitoramento de pessoas com sintomas da doença e apoio psicológico.

Durante o mês de julho, o Serviço continuará atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 19h, pelos telefones: 54 3316-8595; 9 96995595; 9 96797315; e 9 96676279. Também é possível entrar em contato por meio de mensagem.

Quando você pode ligar para o Serviço de Teleatendimento:
- Se você tem dúvidas sobre sinais e sintomas da Covid-19;
- Se você não sabe qual local procurar para atendimento em casos de sintomas da Covid-19;
- Se está ansioso ou nervoso por ter que permanecer em casa devido a Covid-19;
- Se está com medo;
- Se precisa acompanhamento diário por telefone;
- Se está preocupado com cuidados de prevenção para o enfrentamento da Covid-19;
- Se você tem funcionários e quer proporcionar um apoio neste momento, ou precisa de orientações para os mesmos;
- Se é profissional da saúde e precisa tirar dúvidas ou expressar seus sentimentos frente à pandemia da Covid-19;
- Se tem dúvidas sobre isolamento ou medidas que devem ser adotadas para limpeza em relação a Covid-19;
- Se tem dúvidas de como você pode contrair o vírus.