Geral

Esforço que merece ser reconhecido

11/08/2020

14:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Interprofissionalidade (Pet-Saúde) cria vídeo para homenagear profissionais da saúde que trabalham no combate ao Coronavírus

Médicos, enfermeiros e tantos outros profissionais da área da saúde têm atuado na linha de frente do combate ao Coronavírus (Covid-19). Pensando em reconhecer toda a dedicação, o empenho e o profissionalismo por eles doados no atendimento às pessoas que contraíram o vírus, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Interprofissionalidade (Pet-Saúde) produziu um vídeo em homenagem a estes profissionais.

Conforme o tutor-coordenador do Pet-Saúde Adolfo Groth, de Passo Fundo, professor Me. Raphael Loureiro Borges, que também coordena o curso de Educação Física (Bacharelado) da Universidade de Passo Fundo (UPF), a ideia surgiu de uma aluna do Pet-Saúde, que sugeriu que fosse escrita à mão uma carta para cada funcionário. “Como são muitos funcionários, resolvemos escrever somente para aqueles da unidade Adolfo Groth. Quando estávamos escrevendo, pensei em fazer um vídeo que todos poderiam ver e escrever uma carta à mão, que é a carta que está no audiovisual”, relata.

O trabalho foi realizado de forma conjunta. “Vários são os cursos envolvidos no grupo, como Educação Física, Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, nos quais os estudantes escreveram cartas para os profissionais. Na gravação e devido ao isolamento, a minha filha atuou e a minha irmã é quem narra o vídeo”, conta Borges.

Emoção e agradecimento
A acadêmica do curso de Medicina da UPF, Bianca Thais Schneider, ressalta que foi gratificante participar dessa proposta e de todas as fases da ideia, desde a produção até a execução final. “Tivemos a oportunidade de tocar e emocionar os profissionais. Ficamos com a sensação de missão cumprida, agradecendo, nem que seja por um momento, o trabalho que eles têm feito por nós”, disse.

De acordo com Borges, o vídeo está sendo bem recebido. “Até hoje, quando as pessoas olham, se emocionam. No dia em que foi apresentado, foi muito impactante”, comenta, destacando que a iniciativa é uma forma de agradecer o tamanho da dedicação que os profissionais têm com o próximo, e de valorizar as atitudes e o comprometimento, já que eles arriscam suas vidas e de seus familiares para proteger os outros. “Só quem convive na linha de frente entende o tamanho da valentia e responsabilidade que assumiram estes profissionais”, complementa.

Confira o vídeo criado para homenagear os profissionais da área de saúde:

Sobre o Pet-Saúde
O Pet-Saúde é um projeto do Governo Federal e do Ministério da Saúde, formado por estudantes e professores de diferentes cursos da área da saúde (Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterináia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social), que atua em diferentes áreas em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Em Passo Fundo, são quatro grupos em diversos bairros, como Adolfo Groth, Jaboticabal, Zachia, além da Secretaria da Saúde.