Cultura

UPF e IE firmam parceria para a construção de Centro Cultural

14/12/2022

15:03

Por: Assessoria de Imprensa / Com informações Assessoria Comunicação IE

Fotos: Divulgação

Projeto conta com o envolvimento do Programa de Pós-Graduação em História e do curso de História

O registro da história e a conservação patrimonial, visando manter a memória coletiva e individual, estão entre os objetivos da parceria firmada entre o Instituto Educacional de Passo Fundo (IE) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) para a criação de um Centro Cultural. O Projeto de Salvaguarda Documental e Museal do IE contará com o trabalho do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do curso de História. 

O Projeto tem como finalidade promover a proteção e valorização do acervo multidimensional e multi-tipológico do IE, garantindo, com isso, a conservação e manutenção das peças, além da digitalização dos acervos fotográfico e documental. As ações buscam assegurar a preservação do acervo e a disseminação do patrimônio às futuras gerações. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressalta que será um trabalho feito com o envolvimento de profissionais e acadêmicos para desenvolver o projeto de proteção à memória dessa Instituição de ensino, constituída de tantas pessoas dedicadas e que há mais de 100 anos faz história na cidade. “Após, pretende-se desenvolver a produção de projeto arquitetônico, em parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da UPF, que resultará na apresentação de um novo layout do espaço museográfico do IE, nos moldes e procedimentos regulamentados pela legislação brasileira e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)”, explica, lembrando que a iniciativa contará com várias etapas.

Fases de desenvolvimento
O Plano de Salvaguarda do Centro Cultural IE contará com oito fases e prevê, nas primeiras, a destinação do acervo para a realização do Plano de Tratamento de objetos tridimensionais, higienização, acondicionamento e registro das peças, produção do Livro de Tombo de salvaguarda permanente, entre outras ações necessárias. O acervo fotográfico e documental será tratado posteriormente. A primeira ação iniciará ainda este ano e não há previsão de conclusão do Projeto. 

De acordo com a coordenadora do PPGH, Dra. Gizele Zanotto, parcerias como esta são essenciais no processo formativo de acadêmicos de graduação e pós-graduação, pois permitem o envolvimento da teoria e da prática. “Lidar com acervos, do início ao fim do processo, propicia estudos e um laboratório de reflexão, aplicação, conservação e comunicação de bens patrimoniais que fazem parte da memória e identidade da comunidade. Trata-se de mais uma parceria ímpar entre empresas e universidade que tem como principal resultado, o benefício formativo e comunitário”, observa.

Para o presidente do ECB Group, Erasmo Battistella, esta é mais uma importante medida tomada para a preservação da história do IE. “Sem dúvidas é um marco fundamental e um passo na construção e cuidado com toda a trajetória do IE. Estamos muito felizes em selar esta parceria, registrando a história e preservando a memória do IE. São traços que expõem toda a linha do tempo do Colégio, documentos, fotos, partes que evidenciam tudo o que foi vivido ali, que construíram uma identidade, uma cultura. Esse projeto vai eternizar todas essas memórias e abrir espaço para as histórias que serão contadas a partir de agora”, salienta.