Universidade

UPF 55 anos: exposições apresentam a trajetória comunitária da Universidade

07/06/2023

11:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Idealizadas e organizadas pelo Arquivo Histórico Regional, as exposições estão divididas em quatro eixos temáticos e são exibidas em quatro espaços diferentes

Com uma trajetória consolidada e de referência no ensino superior, a Universidade de Passo Fundo (UPF) completa 55 anos de história. A proposta de interiorização do ensino superior no município marcou época e se entrelaçou ao desenvolvimento da região. Como forma de comemorar a data e relembrar essa caminhada, o Arquivo Histórico Regional (AHR) realiza as exposições “UPF 55 anos”. Partindo de documentos e fotografias do acervo da Universidade presentes no AHR, as exposições estão divididas em quatro eixos temáticos e são exibidas durante o mês de junho em quatro espaços diferentes.

A abertura da exposição ocorreu nessa terça-feira, 6 de junho, no hall de entrada do prédio J1, no Campus I da UPF. A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou, em sua fala, o trabalho realizado por todos que já passaram pela Universidade em mais de cinco décadas. “A UPF é feita de todos nós e foi assim que ela começou, pela visão estratégica de um grupo que buscou alternativas para construir o ensino superior, pessoas que acreditavam na formação e em toda a produção de conhecimento que poderia sair daqui nas diferentes áreas. Não tenho dúvidas que essa foi a decisão mais sábia que pode ser tomada naquela época”, disse a reitora, ao fazer ligação com o desenvolvimento da região. 

“Se nós não tivéssemos uma Universidade da envergadura da nossa, com desprendimento e engajamento de cada um, no seu tempo, não teríamos desenvolvido essa cidade e essa região do que jeito que desenvolvemos. Agora, nós continuamos fazendo, com as mudanças necessárias, com esses tempos novos e desafiadores, engajados, juntos, com esse senso de pertencimento e orgulho que todos carregamos da UPF”, ressaltou. 

A secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, mencionou o orgulho que sente do trabalho desenvolvido pela Universidade e por ter feito parte da Instituição como docente. “Por onde se passa tem um pouquinho da Universidade e, na maioria das vezes, é pelas pessoas que se formaram aqui. É um orgulho demais para qualquer cidade ter uma instituição como a UPF, por isso estamos sempre torcendo por ela, querendo que ela seja cada vez mais importante e indispensável para nossa cidade. Também precisamos olhar com muito carinho para quem pesquisa e guarda a história. Isso é tão importante, o quanto a memória é relevante para que se consiga compreender a história e, sobretudo, mostrar para aqueles que encontram as coisas prontas, como é que isso aconteceu”, comentou.

As exposições são idealizadas e organizadas pelo Arquivo Histórico. A coordenadora do AHR e do Programa de Pós-Graduação em História, professora Dra. Gizele Zanotto, e a curadora das exposições, Bruna Zardo Becker, apresentaram a proposta do trabalho. “Foram décadas de trabalho coletivo e compreender essa trajetória de diversos atores envolvidos foi o que motivou a pesquisa de acervo documental da Universidade custodiado pelo AHR. Entre fotografias, documentos administrativos, recortes de jornais, atas, planos, estatutos, esses registros preservados foram a fonte principal para o endosso da trajetória da UPF. Os acervos exibidos nas quatro exposições materializam memórias de muitas vidas, que, ao longo de mais de meio século, se entrelaçam nesse local de trabalho, estudo, lazer e convivência. Convidamos a todos para que visitem as exposições e esperamos que tenham uma ótima experiência”.

Onde visitar as exposições “UPF 55 anos”

No ensejo da comemoração de aniversário da UPF e também do Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho, o AHR realiza as exposições “UPF 55 anos”, que estão divididas em quatro eixos temáticos e são exibidas em quatro espaços diferentes. Cada eixo expositivo contempla personagens e cenários que auxiliaram a constituir a trajetória de 55 anos da UPF e todos os eixos convergem para a centralidade da trajetória comunitária da instituição. 

As exibições podem ser visitadas durante todo o mês de junho nos seguintes locais:

● UPF 55 anos: trajetórias de transformação

A mostra “UPF 55 anos: trajetórias de transformação” põe em evidência a participação da comunidade universitária, a partir de fotografias do acervo UPF. São registros de estudantes, funcionários, professores e comunidade, que se relacionam neste local de trabalho, estudo e convivência, criando em seus cotidianos possibilidades de transformação do mundo à nossa volta. Local: Espaço Sense UPF, no Centro de Convivência UPF, a partir do dia 5/06.

● UPF 55 anos: uma trajetória comunitária

A exposição “UPF 55 anos: uma trajetória comunitária", apresenta o processo de criação da Universidade, a partir das primeiras iniciativas de cursos de ensino superior nos anos 1950, e sua consolidação como Universidade comunitária de presença regional. Local: Hall do Prédio J1 - Centro Administrativo, Campus I UPF, a partir de 6/06.

● UPF 55 anos em acervos e memórias 

A mostra “UPF 55 anos em acervos e memórias” aproveita a ocasião do Dia Internacional dos Arquivos (09/06) para expor parte do acervo da UPF custodiado pelo AHR, apresentando fragmentos da memória da instituição, relembrando e comemorando as mais de cinco décadas de história da Universidade de Passo Fundo. Local: Hall do Prédio B4 - IHCEC, Campus I UPF, a partir do dia 6/06.

● UPF 55 anos: contribuindo com a comunidade

A exposição “UPF 55 anos: contribuindo com a comunidade" aborda os vínculos entre a Universidade e a sociedade local, ressaltando a relação profícua entre o desenvolvimento da UPF e a comunidade de Passo Fundo. Local: Hall da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, a partir de 7/06.