Universidade

Retratos da história: Creati UPF realiza roda de conversa alusiva ao mês da mulher

23/03/2023

14:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Atividade reuniu integrantes do Centro, que compartilharam experiências e dialogaram sobre a trajetória de lutas e conquistas femininas

O mês de março é lembrado pela importância de dialogar sobre temas relevantes ao universo feminino, como o papel da mulher na sociedade e a trajetória de lutas e conquistas femininas com o passar dos anos. Para marcar a data, o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) promoveu, nesta quinta-feira, 23 de março, uma roda de conversa com a temática “Retratos da história”. 

O encontro reuniu mais de 30 integrantes do Centro, que participaram da atividade coordenada pela assistente social, Silvana Ribeiro. Os participantes, a maioria mulheres, foram convidados a recordarem a primeira lembrança que tinham da vida e compartilharem com os demais. “O maior presente que temos para marcar o dia 8 de março foi a luta de mulheres que nos antecederam. Assim como vocês, que tem suas lutas e significam muito para as gerações que estão vindo. A história não é feita de tijolos, é feita de pessoas, de lutas, de encontros, e é um privilégio poder escutar histórias dessas mulheres e ver outras perspectivas. Precisamos continuar lutando, pois a vida também é feita desses espaços de diálogos. A vida é isso, são retratos do passado, do presente e, certamente, do futuro”, disse Silvana.

Integrante do Creati desde 2018, Neusa Maria Maschi Chaves ficou emocionada em integrar a atividade e conhecer um pouco da história de vida das outras mulheres. “Foi uma experiência que eu não esperava, foi muito gratificante, remeteu a memórias e vivências. Ao compartilharmos com outras pessoas fatos da nossa vida, deu para perceber que as histórias são parecidas, foi um momento emocionante e muito bom”, pontua.

O coordenador do Creati, Diego Piva, destacou que a atividade está voltada para os objetivos do Centro, que desenvolve ações de promoção do cuidado, saúde e bem-estar. “Esses momentos são importantes, pois mostram como faz bem cuidar da própria saúde. A atividade alusiva ao mês da mulher foi pensada com muito carinho, buscando promover uma roda de conversa acolhedora, para elas aproveitarem e se fortalecerem enquanto mulher, família, grupo e pessoa”, afirmou o coordenador, ao comentar que a ideia é realizar outros encontros como esse durante o ano.