Cultura

MAVRS e MHR realizam atividades de férias

24/01/2023

14:27

Por: Fernanda Lima - Museu de Artes Visuais Ruth Schneider / Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Reprodução

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) da Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibilizaram, no mês de janeiro, em duas plataformas digitais, algumas atividades de férias. Dentre elas, há duas oficinas sobre a artista Ruth Schneider e a atualização de mais um episódio do podcast “Vozes da História”.

As oficinas “O Ser Humano no Gesto de Ruth” e “Descobrindo Frestas, Criando Caminhos” estão disponíveis no canal do Youtube do MAVRS e podem ser realizadas em casa, utilizando materiais de fácil acesso. Segundo a estagiária do Museu, Bianca Petry, o processo de criação das oficinas foi realizado através de uma análise sobre a artista Ruth Schneider. “A pesquisa para descobrir o processo de Ruth nas obras foi importante, pois demandava entender como a artista chegava no que víamos sem poder perguntar pra ela, e essa prática acaba nos aperfeiçoando como artista, mas também como pesquisadora”, relata.

O podcast, que já possui 17 episódios, foi reestruturado nesse ano de 2023 e passa a criar uma nova abordagem com foco nas artes visuais. Ele pode ser encontrado na plataforma digital Spotify. O “Vozes da História” é um podcast do MHR, que vem sendo disponibilizado desde 2020. O episódio “Representação de Ruth Schneider das memórias da sua avó Ida” busca discutir sobre o contexto histórico de Passo Fundo por meio do livro da artista “Vó Ida Faz 100 Anos”.

O estagiário do MHR, Willian Douglas Marini, explica que para além da contribuição artística e cultural, o trabalho desenvolvido pela artista passo-fundense Ruth Schneider é de extrema importância e relevância no ofício do historiador. “Cabe ressaltar que por se tratar de memórias e história oral, é preciso ter um critério específico na análise dessas fontes históricas registradas na obra da artista”, comenta.

Em ambas as plataformas podem ser encontradas outras atividades realizadas pela equipe dos Museus.