Geral

Março Azul-marinho: a alimentação saudável como aliada na prevenção do câncer colorretal

29/03/2023

17:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Atividade da Divisão de Gestão de Pessoas conscientizou funcionários a respeito da doença

O cuidado com a saúde pode ser feito por meio de simples atitudes, como se alimentar de forma adequada e beber água diariamente. Com o propósito de debater a importância dessas e outras questões com a comunidade da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Divisão de Gestão de Pessoas promoveu as atividades “Conversa sobre alimentação saudável: O conhecimento é a melhor prevenção” e “Oficina de alimentação saudável”. O encontro, realizado nesta quarta-feira (29), no Laboratório de Nutrição, Campus I, marcou o Dia D da Campanha Encorajar, que, neste mês, aborda o Março Azul-marinho, lembrado pelo combate ao câncer colorretal.

Doença constituída por tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto, o câncer colorretal é prevenido evitando o consumo de bebidas alcoólicas, através de uma alimentação saudável e pela prática de atividades físicas regulares. Durante o bate-papo, que contou com a parceria do curso de Nutrição, os funcionários foram conscientizados sobre isso, bem como receberam dicas a respeito de manter uma boa alimentação.

Presente na atividade, a nutricionista Elisa G. Roja destacou que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos cânceres poderiam ser prevenidos com uma alimentação saudável e a prática da atividade física. “Focando no câncer colorretal, a alimentação está intimamente ligada à doença. Diferente de outros tipos de câncer, que podem ter origem genética, o colorretal tem origem ambiental, ou seja, põe exposição à fatores de risco ao longo da vida, entre eles a alimentação, o excesso de peso e o consumo de álcool. A alimentação é um fator principal da prevenção nesse caso. Além disso, com o aumento da obesidade, muitas pessoas aumentaram o consumo de alimentos ultraprocessados, aumentando também o consumo de gorduras, sal, açúcar e aditivos químicos, que provocam a chance de desenvolver o câncer colorretal. Em contrapartida, uma alimentação rica em fibras, frutas, legumes e verduras, com redução e controle do consumo de sódio, açúcar e gordura, se torna um fator preventivo ao câncer”, comenta.

Complementando o Dia D do Março Azul-marinho, a oficina realizada foi composta pelo preparo de diversos pratos. Os participantes colocaram a “mão na massa” nas receitas de cup cake de chocolate, bolo de banana sem açúcar e farinha de trigo, tortinhas de frango com ricota, salada verde crocante e cremosa, e suco de couve. “Para o momento, pensamos em aliar a alimentação saudável, fácil de ser replicada e de baixo custo, além de ser gostosa para todos consumirem”, relata.