Ensino

Estudantes da UPF conhecem atividades de comércio exterior e empreendedorismo

06/06/2023

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Visitas técnicas proporcionam o aprimoramento da formação acadêmica

Vivenciar as práticas junto ao mercado de trabalho. Este foi o objetivo das visitas técnicas realizadas pelos estudantes do terceiro nível do curso de Comércio Exterior e do sétimo nível do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF). No último sábado, 3 de junho, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Porto Seco da Serra Gaúcha e a Vinícola Bianchi com as professoras Me. Daniela dos Santos e Me. Valquiria Paza.

Pela manhã, os estudantes verificaram in loco a dinâmica e organização do Porto Seco, em Caxias do Sul, onde desenvolveram noções acerca das atividades relativas às operações essenciais do comércio exterior. O local conta com uma área total de 54 mil metros quadrados e funciona como uma estação aduaneira, onde são realizadas operações de fiscalização e desembaraço aduaneiro, assim como os serviços de movimentação e armazenagem das mercadorias.

À tarde, a visita foi na Casa Bianchi, em Vila Maria, onde os acadêmicos conheceram a estrutura da vinícola, que possui mais de 20 anos de história. A sede localiza-se às margens da RS 324, entre Marau e Vila Maria, e conta com vinhedo, pavilhão e restaurante próprios. O foco da visita foi o empreendedorismo no turismo, neste caso destinado ao ramo da vitivinicultura, já que a Casa Bianchi possui uma loja para seus produtos de fabricação própria, bem como um restaurante, que atraem os amantes de vinho e gastronomia da região.