Universidade

Em ano desafiador, UPF tem qualidade reconhecida em avaliação do MEC

30/03/2023

09:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Dados divulgados nesta semana apontam avanços em diversos cursos. Ciência da Computação conquistou conceito máximo e figura entre os melhores do país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta quarta-feira, 28, os resultados finais relativos ao ciclo avaliativo do Enade 2021. A Universidade de Passo (UPF), celebrando 55 anos de atuação na formação da região, teve nota 4 (de um total de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), consolidando o empenho e o compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação oferecidos para a comunidade.

Referência na formação, com aproximadamente 100 mil estudantes egressos, a UPF vem se modernizando e se atualizando ao longo dos últimos anos. Com novos currículos, aprovados em 2020, um modelo administrativo renovado e mais conexão entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, a Instituição chega aos 55 anos no ritmo de quem faz o novo. Para a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a avaliação com nota 4 tem uma comemoração especial, já que marca o fim de um período de pandemia e de ajustes internos superados. “As avaliações externas são importantes para a continuidade do processo de aprimoramento institucional e dos cursos. Esse ciclo marca um dos períodos mais difíceis da história da instituição. Ainda assim evoluímos qualitativamente e isso é mérito de um trabalho sério e comprometido feito por toda a comunidade acadêmica. Temos condições e acreditamos que as próximas avaliações nos darão a nota máxima e seguiremos trabalhando para isso”, destacou, ressaltando que, para isso, a Universidade tem feito o exercício de escuta dos diferentes atores e de inovação pedagógica, tecnológica e social.

Entre as melhores notas do país

Os conceitos utilizados pelo INEP variam em uma escala de 1 a 5, na qual 1 e 2 indicam um curso insatisfatório. Um conceito 3 significa que o curso é satisfatório, um conceito 4 significa que o curso é muito bom e os que recebem 5 são considerados excelentes. Entre os cursos avaliados, 12 tiveram conceito 4, nove cursos ficaram com conceito 3 e dois cursos tiveram conceito máximo, ou seja, 5

O conceito máximo foi atribuído aos cursos de Química (Licenciatura) e Ciência da Computação. Calculado no ano seguinte ao da realização do Enade (prova realizada pelos concluintes do curso, a cada três anos, que avalia conhecimentos gerais e específicos), em cada área, a avaliação considera, além do desempenho dos estudantes no Enade, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Para o coordenador do curso, professor Eder Pazinatto, o resultado reafirma o ensino de excelência realizado no curso de Ciência da Computação da UPF, fruto do trabalho em sala de aula, atividades de extensão, pesquisa, interação com empresas e demais práticas que são vivenciadas pelos alunos durante o curso. “Esse excelente resultado se deve muito à nota dos alunos obtida na prova do Enade, algo que evidencia o conhecimento que eles adquiriram ao longo do curso e que os torna profissionais diferenciados para atuar nos diferentes ambientes que a área de TI proporciona”, destaca.

Pazinatto ressalta que a nota 4,255, que compôs o conceito 5, foi a quarta maior nota do país, sendo o único curso do Estado na área de Ciência da Computação que obteve o conceito máximo.
 
Os dados são públicos e podem ser acessados aqui. Os resultados foram divulgados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 30 e podem ser conferidos aqui.