Geral

Direito UPF Casca promove exposição virtual sobre o autismo

28/04/2021

16:35

Por: Assessoria de Imprensa

Os acadêmicos do IX nível do curso de Direito da UPF Casca, com o apoio da Apae do município, promovem até esta sexta-feira, 30 de abril, uma exposição virtual com o tema “Abril Azul: mês de conscientização sobre o autismo”. A exposição ocorre nas redes sociais dos acadêmicos da Faculdade de Direito e da UPF Casca.

Abril é o mês de conscientização do autismo e o dia 2 de abril é marcado como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU em 2007. O objetivo da atividade é compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como conscientizar a comunidade sobre a importância e a necessidade da inclusão social dos autistas. A exposição também conta com o depoimento das profissionais da Apae de Casca que atendem os autistas.

Justifica-se a necessidade de debater a temática visto que a Universidade tem a função de formar profissionais, mas, acima de tudo, formar cidadãos atentos às questões comunitárias. A campanha permite ao público em geral a conscientização acerca do espectro autista. Tais reflexões engrandecem as experiências vividas no meio acadêmico e solidificam o elo da Universidade com a comunidade em que está inserida. “Essas atividades do eixo da transversalidade, além de contribuírem para uma sólida formação jurídica, também promovem uma formação humanística dos acadêmicos. O estudo e a exposição realizados proporcionam o crescimento como ser humano na sua integralidade e estimulam a formação de comportamentos que respeitem as diferenças”, destaca a professora Me. Nadya Tonial.

A diretora da Apae de Casca, professora Maira Scheffer, explica que quando se fala em TEA, está sendo referido sobre o Transtorno do Espectro Autista. “Gostaria de parabenizar a UPF e os alunos do nono nível de Direito pelo trabalho humanizado e humanizador que vêm fazendo, no sentido de abrir possibilidades, de disponibilizar e sensibilizar a sociedade acerca de um tema tão importante como o autismo”, afirma Maira.

A professora Nadya ressalta ainda a importância do respeito aos autistas. “Mais do que conscientização, o que os autistas necessitam é respeito, ter o direito de viver sua cidadania plenamente com suas diferenças. O ‘Abril Azul’ representa apenas um mês de conscientização, mas o respeito e aceitação deve acontecer todos os dias”, enfatiza a professora.