Universidade

Curso de Fonoaudiologia conquista prêmio nacional por campanha de linguagem

27/10/2016

17:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A campanha de linguagem desenvolvida pelos alunos do curso de Fonoaudiologia e coordenada pelas professoras Dra. Ana Rita Brancalioni e Dra. Vanessa Giacchini, “Fonoaudiologia trabalhando com a arte da comunicação”, foi premiada como a segunda melhor campanha de linguagem do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

A campanha foi realizada nos meses de junho e agosto e envolveu crianças, idosos, professores, cuidadores e comunidade em geral, na cidade de Passo Fundo, com a finalidade de divulgar e conscientizar a sociedade sobre a importância da linguagem e da comunicação para a integração do indivíduo, com destaque para o trabalho do fonoaudiólogo. Diferentes ações foram realizadas com o objetivo de disseminar informações sobre desenvolvimentos normativos, ações do fonoaudiólogo na atuação em prevenção, habilitação e reabilitação nas diferentes áreas da linguagem.

Durante esse período, inicialmente, foi realizada uma oficina para professores da educação infantil, durante o VIII Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica. A oficina, intitulada “Patologias de linguagem: saberes e ações” teve como objetivo estudar o desenvolvimento da fala/linguagem, seus atrasos e distúrbios. A atividade também possibilitou planejar e construir junto com os professores estratégias para promover a estimulação da fala/linguagem em diferentes contextos educacionais. A metodologia utilizada na oficina valorizou a apresentação expositiva dialógica do conteúdo, associando o conhecimento teórico às práticas do professor, a exploração e a vivência de jogos e materiais pedagógicos.

Também foi realizada uma oficina destinada às crianças que frequentam uma instituição de assistência social comunitária e filantrópica do município. A oficina teve como objetivo estimular a linguagem, por meio de atividades lúdicas, musicoterapia e contação de histórias, proporcionando situações de socialização e de comunicação, além de orientar professores sobre o desenvolvimento e a estimulação da fala/linguagem.

A população idosa também foi foco de atenção durante a campanha. Os alunos e professores visitaram uma instituição que presta serviços especializados de cuidados a idosas desamparadas que necessitam de atendimento profissional na área da saúde e afetiva. Essa oficina buscou estimular a linguagem, a memória auditiva e visual, a concentração e a atenção compartilhada, proporcionando situações de socialização e de comunicação. A oficina também teve como finalidade propor um momento de informação sobre a atuação do fonoaudiólogo na prevenção e na reabilitação de alterações de linguagem na população idosa.

Ainda, foram realizadas outras ações voltadas à divulgação e à promoção do trabalho do fonoaudiólogo nas diferentes patologias de linguagem. A fim de informar sobre o desenvolvimento da linguagem e alterações, como atraso global do desenvolvimento, atraso simples de linguagem, desvio fonológico e gagueira, foi elaborado e distribuído folder informativo a professores de educação infantil. E sobre o autismo, foram realizadas orientações e entrega de folder sobre o tema “Autismo & Comunicação”, em uma praça de grande circulação no centro de Passo Fundo. Por fim, para alertar sobre a presença de alteração de linguagem e a importância da intervenção fonoaudiológica, foi elaborado um vídeo no programa Powtoon Animated Vídeos, que foi publicado em rede social e o áudio divulgado em estação de rádio.