Geral

Conheça os projetos aprovados no edital do Green Office

27/03/2023

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Os projetos têm o intuito de promover atividades que abordem questões relacionadas à justiça climática

O Green Office divulgou os projetos selecionados por meio do edital de Processo de Seleção de Projetos de Sustentabilidade e Ação Climática – Green Office UPF. Os projetos, liderados pelos docentes da Universidade de Passo Fundo, visam desenvolver ações de pesquisa, ensino ou extensão em Mudanças Climáticas e/ou Sustentabilidade. O intuito é promover atividades que abordem questões relacionadas à justiça climática, por meio de concessão de auxílio financeiro, com aporte de recursos do Projeto internacional “Transformando Universidades para um clima em mudança (Climate-U)”. Os projetos serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses na Universidade. 

Conheça os projetos selecionados

“Vai de Bike com o Green Office”
O projeto engloba a compra e instalação de quatro estacionamentos de bicicleta com 10 vagas distribuídos em pontos estratégicos da Universidade com sinalização do projeto, via wind flag, com informações e QR que leva até um infográfico sobre os benefícios de utilizar bicicleta para o trajeto à UPF. Totalizando 40 pontos de estacionamento, podendo ser utilizado por até 120  pessoas por dia, considerando os três turnos. Os usuários do projeto terão benefícios nas esferas: Ambiental, Social e Econômica.

“Concurso Árvores Gigantes do Planalto Médio do Rio Grande do Sul”
Identificar os maiores exemplares (Árvores-Gigantes) de diferentes espécies vegetais arbóreas nativas da região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre e estocagem de carbono, fomentando uma cultura de sensibilização, interesse e valorização das florestas junto aos proprietários de terras e comunidade em geral.

“Ações de pesquisa e extensão para promoção da segurança alimentar e melhoria da nutrição de recicladores de resíduos”
Ações de pesquisa e extensão para diagnóstico da situação alimentar e nutricional e promoção de segurança alimentar e melhoria da nutrição de recicladores de resíduos associados à Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela), localizada na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
 

Jardim-horta-micro floresta agroecológica (Ensino-pesquisa -extensão auxiliando na conversão orgânica de uma horta universitária: formação, percepções e vivências de sustentabilidade)
Este projeto tem a pretensão de implementar um espaço de vivências e de oficinas em horticultura orgânica, revitalizando áreas de duas estufas que não estão plenamente operacionais, culminando com a criação de uma horta agroecológica demonstrativa no Campus I da UPF.

“(RE)ACT!: um projeto sobre consumo, meio ambiente e sociedade.”
Abordando questões relevantes do dia a dia dos alunos e da comunidade escolar em geral, a proposta apresenta um projeto multidisciplinar centrado principalmente nas aulas de LI e destinado a alunos do 9º ano do ensino fundamental II da EMEF Eloy Pinheiro Machado. A aprendizagem é tomada como construção de sentidos e não com base em conteúdos, promovendo, através da língua adicional em uma perspectiva global, a conscientização dos envolvidos a respeito do consumo, meio ambiente, sustentabilidade