Universidade

Conferência Municipal de Saúde debate a importância do SUS

27/03/2023

11:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

A 14ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 24 e 25 de março, colocou em debate diversos temas e, na presença de profissionais da área e estudantes, também levantou propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, que ocorrerá em Porto Alegre, em maio. O evento ocorreu no Campus II da UPF.

Presente no evento, a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Bernadete Maria Dalmolin, lembrou a trajetória junto a saúde pública e ressaltou a importância de políticas públicas da formação qualificada para os profissionais que atuam na área. Em sua fala, ela destacou que a sociedade, os órgãos públicos e privados, precisam pensar sobre que tipo de saúde estamos oferecendo e teremos no futuro. “Fomos construindo essa história com muita garra e luta. Que possamos aqui aprofundar os temas necessários, com a seriedade necessária para os enormes desafios que temos. Falo, principalmente, pela importância da formação. Precisamos pensar no compromisso de uma formação mais qualificada para a saúde numa concepção integral. Que saúde estamos falando? Precisamos olhar de uma forma ampla os problemas que nos cercam e olhar para uma saúde que promova prevenção”, frisou, ressaltando a importância da existência de equipes bem preparadas.

A mesa de abertura contou com representantes de entidades e instituições, além do Secretário de Saúde do Município, João Pedro Nunes. A conferência teve como foco quatro eixos principais: O SUS que temos, O SUS que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

As propostas aprovadas na noite de sexta-feira, 24, serão encaminhadas e apresentadas pelo Conselho Municipal de Saúde nos próximos eventos.