Abril a junho
REUNIÕES DA CPA
No segundo trimestre de 2025 a CPA realizou uma reunião ordinária e duas reuniões extraordinárias, nas quais foram tratados temas como os resultados do Enade, CPC e IGC 2023, o protocolo de compromisso para o Curso de Direito do campus Soledade, o processo de Autoavaliação Institucional 2025/1, a análise dos pareceres das avaliações in loco e as visitas destinadas à renovação do reconhecimento de cursos.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Entre os dias 19 de maio e 15 de junho ocorreu a edição 2025/1 do processo de autoavaliação dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. O instrumento de avaliação da pós-graduação foi disponibilizado para os docentes e alunos por meio de um Formulário Google. Já o instrumento de avaliação da graduação é tradicionalmente disponibilizado a estudantes e professores na intranet e no App Sou UPF. A participação é voluntária e anônima e os resultados são divulgados somente após o término do semestre letivo. Eles podem ser consultados pelos coordenadores, diretores e pela Reitoria nos Sistemas Informatizados, pelos professores na Intranet e pelos estudantes e comunidade em geral, na página da Avaliação Institucional no Portal da UPF na internet. Diversas melhorias realizadas na UPF são consequência das manifestações dos participantes nas pesquisas de autoavaliação. Para isso, a CPA cumpre com um papel extremamente importante no processo de análise dos resultados e proposição de ações.
PROCESSOS DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS PRESENCIAIS
Entre os meses de maio e junho foram preenchidos os Formulários Eletrônicos de Avaliação dos cursos de Ciências Biológicas (B), Desing Gráfico (CST) e Ciências Contábeis (B) - Campus Sarandi. Esse formulário representa a segunda de três etapas correspondentes ao processo de renovação de reconhecimento, realizado periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de verificar a qualidade dos cursos.
VISITAS DE AVALIAÇÃO IN LOCO
Entre os meses de abril e maio, o Ministério da Educação (MEC) designou duas comissões para avaliação in loco na UPF, com o objetivo de renovar o reconhecimento de dois cursos da instituição: Ciências Biológicas (L) e Música (B). As avaliações foram conduzidas conforme os critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atribuíram conceito máximo (5) aos cursos avaliados.
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE)
O Edital Nº 57, de 29 de maio de 2025 tornou públicas as diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos à realização da edição de 2025 do Enade, que será aplicado em quatro modalidades:
1. Enade de Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia: para estudantes habilitados nos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às Áreas de Avaliação previstas nos itens 2.1.2 e 2.1.3 do Edital do Enade 2025, com exceção da área de medicina.
2. Enade para os cursos de medicina, realizado por meio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed): para estudantes habilitados de cursos de graduação em medicina. Esses estudantes deverão cumprir todas as regras estabelecidas em edital específico do Enamed 2025.
3. Enade das Licenciaturas - Avaliação Teórica (AT): para estudantes habilitados de cursos de licenciatura. Esses estudantes deverão cumprir todas as regras estabelecidas em edital específico da Prova Nacional Docente (PND) 2025.
4. Enade das Licenciaturas - Avaliação da Prática (AP): para estudantes habilitados de cursos de licenciatura. Esses estudantes e as Instituições de Educação Superior (IES) deverão cumprir todas as regras estabelecidas em edital específico da AP.
Os seguintes cursos da UPF participam desta edição do Enade:
- Licenciaturas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Matemática, Música e Pedagogia.
- Bacharelados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Medicina, Psicologia, Publicidade e Propaganda
- CST: Design Gráfico
A inscrição dos 700 estudantes concluintes habilitados foi realizada no período de 02 a 29 de junho.