Abril a junho

REUNIÕES DA CPA
No segundo trimestre de 2023 a CPA realizou três reuniões, sendo uma ordinária e duas extraordinárias. Os principais assuntos tratados foram: recredenciamento institucional, resultados da pesquisa com egressos e revisão do Programa de Autoavaliação da UPF.

RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL
Nos dias 12 a 14 de junho a UPF recebeu a Comissão Avaliadora designada pelo MEC para a terceira e última etapa do processo de recredenciamento institucional, a visita virtual in loco. Durante a visita foi avaliada a infraestrutura física e toda a documentação da instituição, e foram realizadas reuniões com os dirigentes, a CPA, representantes dos docentes, estudantes e funcionários. A avaliação, realizada pela última vez em 2009, leva em consideração aspectos como planejamento, desenvolvimento e avaliação institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. E o resultado não poderia ser outro: a UPF conquistou conceito 5, a nota máxima da avaliação. Esse resultado não é apenas a certificação da qualidade da nossa Instituição, mas é a prova de que um trabalho coletivo, pensado e gerido com cuidado e atenção, faz a diferença.

PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO
Entre os dias 15/05/23 e 16/06/23 ocorreu a pesquisa de autoavaliação 2023/1. A pesquisa possui como característica marcante o anonimato e os resultados são divulgados somente após o término do semestre letivo. Diversas melhorias realizadas na UPF são consequência das manifestações dos participantes nas pesquisas de autoavaliação. Para isso, a CPA cumpre com um papel extremamente importante no processo de análise dos resultados e proposição de ações. Tendo em vista que a CPA é composta por representantes de toda a comunidade acadêmica, as propostas visam contribuir para o atendimento das demandas de todas as esferas.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DE AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
Em maio foi atualizada a aba "Resultados das Avaliações", na página da DAI/CPA, onde são divulgados os principais resultados dos processos avaliativos da instituição. A atualização trouxe como principal novidade um dashboard que permite o acesso aos resultados de maneira interativa e dinâmica.

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS
No dia 22/06/23 foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria nº 153, de 21 de junho de 2023, por meio da qual foi renovado o reconhecimento dos seguintes cursos da UPF: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Casca e Passo Fundo (CST), Artes Visuais (L), Educação Física (L), Física (L), Geografia (L) e Química (L).