Julho a setembro

REUNIÕES DA CPA
No terceiro trimestre de 2023 a CPA realizou uma reunião ordinária. Os principais assuntos tratados foram: análise do parecer da comissão avaliadora Ministério da Educação (MEC) referente ao processo de recredenciamento institucional, abertura de processos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação e o início das discussões a respeito da reformulação do Programa de Autoavaliação Institucional.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A partir do dia 10 de julho foram divulgados os resultados da pesquisa de autoavaliação 2023/1. Os professores podem consultar seus resultados individuais na intranet, os gestores podem acessar os resultados gerais nos Sistemas Informatizados e os estudantes e a comunidade externa, podem conferir os principais resultados na página da Avaliação Institucional no Portal da UPF na internet.

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) 
Em 2023 serão avaliados os cursos do Ano I do ciclo avaliativo trienal do ENADE abrangendo, na UPF, 17 cursos de bacharelado e um curso superior de tecnologia (CST). São eles: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.
O ENADE é componente curricular obrigatório. Por isso, devem ser inscritos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos vinculados às áreas de avaliação de cada edição do exame. Os ingressantes, apesar de inscritos, estão dispensados da participação no exame. Já os estudantes concluintes precisam realizar seu cadastro no site do INEP, responder o Questionário do Estudante e realizar a prova presencial no dia 26 de novembro. Nesta edição do ENADE, estão inscritos 1544 estudantes da UPF: 976 ingressantes e 568 concluintes.
A CPA, por meio da DAI, realizou, até o mês de setembro, 10 palestras de sensibilização sobre a importância  do exame, para estudantes de diferentes cursos participantes desta edição do Enade.

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS
O MEC abriu processos de renovação de reconhecimento de 15 cursos de graduação da UPF: Artes Visuais (B), Ciência da Computação (B), Ciências Biológicas (B) e (L), Fabricação Mecânica (CST), Filosofia (B) e (L), História (L), Letras - Português e Espanhol (L), Letras - Português e Espanhol (L), Letras - Português e Inglês (L), Matemática (L), Música (B) e (L), Pedagogia (L) e Química (B). O processo de renovação de reconhecimento ocorre periodicamente com propósito de avaliar a qualidade dos cursos oferecidos e é composto por três etapas, sendo elas: preenchimento de protocolo, preenchimento de formulário eletrônico e visita in loco.