Vestibular

Vestibular de Verão: nova chance para estudar na UPF

06/12/2023

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estão abertas as inscrições para 48 cursos presenciais e 11 híbridos, no Campus I, em Passo Fundo, e na estrutura multicampi, nos municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade

A Universidade de Passo Fundo oferece uma nova chance para quem deseja ingressar no Ensino Superior e iniciar 2024 com novas perspectivas. A partir de hoje, dia 6 de dezembro, as inscrições para o Vestibular de Verão da UPF estão abertas. Os interessados podem participar do processo seletivo de duas formas: realizando a prova de redação on-line (a qualquer momento) ou utilizando a nota de redação do Enem, a partir de 2010. 

Neste processo seletivo, a UPF oferece 48 cursos presenciais e 11 cursos híbridos no Campus I, em Passo Fundo, e na estrutura multicampi, nos municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. As inscrições para ambas as modalidades devem ser feitas pelo site upf.br/ingresso

Outras formas de ingresso
O Vestibular não é a única forma de ingressar nas graduações disponíveis na UPF. A Universidade oferece diversas opções de acesso ao ensino superior, oportunizando que pessoas em diferentes momentos de suas trajetórias realizem suas formações com a qualidade UPF. Conheça cada uma das oportunidades: 

Transferência
Se você estuda em outra instituição de ensino, pública ou privada, pode transferir sua matrícula para a UPF, em um curso idêntico ou afim. É importante ressaltar que o pedido de transferência fica condicionado à existência de vaga e ao processo seletivo.

Você pode conferir as normas e a documentação necessária clicando aqui.

A transferência no Curso de Medicina possui edital próprio com as normas do Regulamento de Concessão de Vagas por Transferência. O edital 2024/01 já está disponível, confira aqui.

O mesmo vale para transferências com Prouni: o acadêmico deverá informar que já possui o benefício e ficar atento ao Termo de Concessão do Prouni, e enviar a documentação socioeconômica para bolsas@upf.br. Confira o edital de transferências Prouni clicando aqui.

Reingresso
Você já possui um diploma de graduação, mas quer complementar com outra formação ou mudar de área? O reingresso é a solicitação de vaga em um curso feita por quem já é formado em um curso superior e quer realizar uma nova graduação. No reingresso também há benefícios: estudante ganha 50% de desconto na matrícula. Caso tenha concluído um curso de graduação na UPF, terá o benefício de 25% de desconto nas mensalidades e, se for de outra instituição, garante 10% de desconto.

Você pode saber mais sobre o reingresso aqui.

Disciplina isolada
Se você quer conhecer uma nova área ou saber como funciona o ensino na UPF, pode se matricular em uma disciplina isolada. A Universidade oferece disciplinas isoladas nos cursos de graduação em andamento, e podem se matricular estudantes da UPF, de outra instituição de ensino ou pessoas com ensino médio completo.
O aluno de disciplina isolada tem 50% de desconto sobre o valor das mensalidades, incluindo a matrícula.

Saiba mais sobre como cursar disciplinas isoladas clicando aqui.

Reabertura de matrícula
Caso você tenha trancado sua matrícula na UPF e deseja retornar aos estudos, pode solicitar a reabertura de matrícula. Essa opção permite que o estudante retorne para o curso ao qual era vinculado ou opte por outra graduação.

Nessa modalidade, o estudante tem o benefício de 50% de desconto na matrícula.

Saiba mais sobre a reabertura de matrícula aqui.

Seleção simplificada
A Seleção Simplificada é destinada a candidatos que já tenham iniciado um curso superior na UPF ou em outra instituição, mas que, no momento da solicitação, não possua mais vínculo com nenhuma faculdade ou universidade, estando na condição de cancelado.

Conheça a Seleção Simplificada aqui.

Benefícios financeiros
Com o objetivo de facilitar o ingresso de estudantes ao Ensino Superior, a UPF dispõe de uma série de bolsas e financiamentos para os acadêmicos, como: Prouni, Bolsa FUPF, Desconto Diplomados, Desconto Família, Convênio Empresa/Associação, Crédito Universitário Banrisul e Pravaler. A Universidade ainda disponibiliza 50% de desconto nas mensalidades a candidatos com mais de 35 anos, por meio do programa Recomeçar Plus.

Mais informações sobre o Vestibular de Verão da UPF estão disponíveis no site upf.br/ingresso.