Ensino

Sonha em fazer intercâmbio? Saiba como se preparar desde o início da graduação

27/02/2024

14:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

UPF oferece diversos programas aos estudantes que buscam vivenciar experiências únicas em outro país

Neste semestre, 12 acadêmicos da UPF embarcam para um semestre
de intercâmbio em universidades de Portugal, Espanha e Argentina

Entre as inúmeras possibilidades que uma graduação proporciona aos estudantes, o intercâmbio acadêmico internacional está entre as mais desejadas. Além da oportunidade de estudar por um período em outro país, um intercâmbio proporciona conhecer novas pessoas, aprender um novo idioma, vivenciar novas culturas e somar experiências únicas que vão acrescentar na vida e na carreira profissional. Se você é estudante da Universidade de Passo Fundo (UPF) e deseja fazer um intercâmbio, veja a seguir como se preparar para esse momento durante a graduação.

Como funciona o intercâmbio da UPF?

Na UPF, a Assessoria Internacional (AI) é o setor responsável pelas ações de internacionalização. A equipe conduz os processos de intercâmbio, orientando e auxiliando os acadêmicos para que a temporada de estudos no exterior seja uma experiência rica em conhecimento e vivências inesquecíveis. O estudante da UPF encontra diferentes oportunidades para fazer intercâmbio por meio dos seguintes programas: 

- Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac): O edital do Piac é publicado no início de cada semestre. Ele proporciona aos estudantes de graduação de todos os cursos da UPF a ampliação de seus conhecimentos acadêmico-científicos, bem como de suas experiências culturais. O universitário pode cursar disciplinas em universidades internacionais conveniadas, pelo período de um semestre letivo, em diversas instituições na África, América e Europa. As inscrições para o Piac estão abertas: ao todo, são oferecidas 20 vagas para os cursos de CSTs, bacharelado e licenciaturas. Já o intercâmbio para o curso de Medicina é regido por edital próprio.

- Programa de Intercâmbio Virtual (PIV): oportuniza a experiência de cursar disciplinas, cursos em instituições de ensino superior internacionais ou, ainda, desenvolver projetos em colaboração com essas instituições.

- Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca): é voltado para estudantes dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil que desejam fazer intercâmbio no Mercosul, em instituições localizadas na Argentina, Paraguai ou Uruguai e nos países associados Bolívia e Chile.

- Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP): Uma outra possibilidade de intercâmbio disponível para os estudantes da UPF é o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP), a partir de convênio com a Lakehead University, localizada em Ontario, no Canadá.

Ao todo, são 78 Instituições estrangeiras conveniadas em 20 países. Para ver a lista completa acesse o site da UPF na aba Internacional > Convênios.

Quando e como começar a se preparar?

Os estudantes da UPF que buscam estudar fora do país já podem começar a pesquisar desde o início da graduação informações sobre o país e a universidade que pretendem fazer o intercâmbio, além de começar a estudar o idioma do país de destino. Uma outra dica é ler atentamente os editais de cada programa, que consta todas as informações, para ir se familiarizando com o processo da candidatura e os documentos necessários.

A candidatura do acadêmico ao programa escolhido ocorre um semestre antes da realização do intercâmbio. Para participar, o estudante deve observar os requisitos necessários. Alguns programas, como o Piac, têm entre os requisitos participar e estar aprovado em, no mínimo, 50% e, no máximo, 80% dos créditos do curso; apresentar bom desempenho acadêmico, com média geral no histórico escolar igual ou superior a 7,0 (sete); e comprovar conhecimento da língua do país de destino.

Aqui você encontra os editais de cada programa.

Como comprovar o conhecimento no idioma de destino?

Para realizar intercâmbio, o estudante precisa comprovar o conhecimento no idioma de destino. Essa comprovação pode ser feita por meio de certificado de exame de proficiência para fins de intercâmbio da UPF ou de exames internacionais. 

Semestralmente, a Universidade oferece exames de proficiência de língua estrangeira em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. As provas de proficiência são realizadas conforme as datas dos editais. Para quem deseja aprimorar as habilidades de leitura e escrita em língua estrangeira e se preparar para exames de proficiência, a UPF Mundi oferece cursos de idiomas para fins acadêmicos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.

Depois da inscrição, quais os próximos passos?

Após realizar a inscrição em um dos programas de maior interesse, a Assessoria Internacional da UPF realizará uma pré-seleção e encaminhará a nomeação do estudante para a instituição estrangeira, a qual irá analisar a candidatura e, em caso de aprovação, irá emitir a carta de aceite. Uma vez que tenha recebido a carta, o acadêmico deve entrar em contato com o consulado do país de destino para obtenção do visto de estudante, além de providenciar um seguro viagem com cobertura internacional durante sua estadia no intercâmbio.

No caso do Piac, ao longo do período de intercâmbio, o acadêmico estará isento das mensalidades da UPF e da instituição estrangeira. Já as demais despesas – passaporte, visto, seguro saúde, deslocamento, moradia, alimentação, despesas pessoais, despesas universitárias, entre outras – são de responsabilidade do estudante.

Ficou interessado?

Para mais informações sobre os programas de intercâmbio acadêmico da UPF, entre em contato com a Assessoria Internacional pelo e-mail aai@upf.br, pelo telefone (54) 3316-8117 ou presencialmente. A sala da AI fica localizada no prédio J1 (Reitoria), quarto andar, no Campus I e atende de segunda a sexta-feira.