Integrado

Integrado UPF: Ensino Médio com experiência universitária

16/11/2022

14:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Inserção na pesquisa e em projetos de extensão aproximam estudantes da vida universitária e ampliam possibilidades de formação

Vivenciar o ensino médio em um ambiente que proporciona a inserção na pesquisa e na extensão universitária é uma realidade que amplia as possibilidades de formação. No Integrado UPF, além de utilizar a infraestrutura física da Universidade, como salas de aula e laboratórios, os estudantes podem fazer parte de atividades vinculadas ao ensino superior e à pós-graduação. Como bolsistas ou voluntários, os estudantes estão inseridos em um ambiente distinto e repleto de conhecimento.

Atualmente, um total de 50 estudantes integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Jr) e o Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex-Jr.). “Nenhuma escola particular da região oferta essa possibilidade. Isso só é possível para escolas que estão inseridas dentro de uma universidade”, relata o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco.

Com disponibilidade para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, a inserção em projetos de pesquisa e extensão é mais um diferencial do Integrado UPF. “A carga horária nos projetos é de 10 horas semanais, sendo 8h presenciais e 2h a distância, mas depende muito de cada projeto e programa. É muito rica essa experiência, porque eles escolhem o projeto e programa que têm mais afinidade e que pretendem cursar no ensino superior”, conta.

Intercâmbio de conhecimento

Além de ter a oportunidade de desenvolver conhecimento e habilidades em áreas do conhecimento em que poderão atuar no futuro, os estudantes recebem uma bolsa de R$200,00 para participar desses projetos. “O mais importante de tudo isso é esse intercâmbio de conhecimento, de gerações, uma vez que são estudantes do Ensino Médio dialogando com professores pós-doutores, acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado. São níveis de ensino distintos trabalhando em um mesmo propósito. Essa é uma experiência significativa e essencial para que os nossos estudantes saiam da Instituição com uma leitura e uma vivência muito ampla”, completa Dalbosco.

Fazendo pesquisa e vivendo a extensão
 

Ana e Júlia são estudantes do Integrado UPF


Estudante do 2º ano, Ana Júlia Loss participa do Pibic-Jr, vinculado ao projeto de pesquisa “A ditadura militar e o bipartidarismo no sul do Brasil” do curso de História. Sonhando em seguir na área de Ciências Humanas, ela sempre se interessou pelo assunto e está muito feliz em participar do projeto. “Vejo que o contato com pessoas da graduação, contato com bibliografias e dissertação científica enriqueceu minha vida acadêmica e me fez perceber que quero continuar no campo da pesquisa”, conta a estudante.

Apesar de ser voltado a estudantes do 2º e 3º ano, no Integrado, os estudantes já são incentivados a pesquisar desde o primeiro ano do ensino médio. “Temos a Mostra do Conhecimento, onde somos inseridos na pesquisa acadêmica. Foi nela que percebi esse interesse e que decidi seguir nele. Agora, discutimos textos e assuntos relacionados ao tema do projeto e adoro essa vivência”, relata Ana.

Assim como Ana, a Júlia Russo também já participa de atividades vinculadas à Universidade. Bolsista do Paidex-Jr, ela conhece a vivência proporcionada pelo outro pilar da UPF: a extensão. No 3º ano do Ensino Médio, ela integra os projetos “Sorriso Voluntário” e “Doação de órgãos e tecidos para transplante”. “Ambos são voltados para área da saúde e têm como foco o desenvolvimento da comunicação sensível, assertiva e não violenta, que se demonstra extremamente necessária ao longo da vida acadêmica e profissionalmente de qualquer estudante”, explica Júlia.

“Os projetos beneficiam a minha formação em inúmeros aspectos”, pontua Júlia ao explicar sobre como a participação nas atividades auxilia a sua formação acadêmica e humanitária. “O contato precoce com a vida acadêmica me prepara para o que vou viver no futuro quando escolher minha profissão. Além de contribuir com a minha vida profissional também. Pretendo trabalhar com algo que envolva comunicação e o contato com as pessoas, e já estou vivenciando isso bem”, finaliza a estudante.

Inscrições abertas


Até 30 de novembro, os interessados podem realizar a inscrição pela página do Integrado UPF. As matrículas ocorrem nos dias 6, 7 ou 9 de dezembro e os documentos necessários para o processo são uma foto 3x4, fotocópia do RG, CPF e certidão de nascimento, histórico escolar ou atestado de frequência do Ensino Fundamental (documento original e uma cópia), e comprovante de residência. Já os pais ou responsáveis necessitam apresentar fotocópia do RG e CPF.

São oferecidas três turmas de, no máximo, 35 vagas por turma, mais 15 vagas para as Bolsas Integrais no Programa Gratuidade Educacional para a Educação Básica (Lei Nº 12101/2009). Para mais informações acesse o site integradoupf.com.br ou entre em contato pelo telefone (54) 3316-8180.