Ensino

UPF recepciona novos alunos

27/07/2017

14:30

Por: Caroline Simor

Fotos: Alessandra Pasinato

Recepção Acalourada acontece nesta quinta-feira (27), dando boas-vindas aos alunos do primeiro nível

Novos sonhos, desejos, possibilidades e caminhos ingressaram na Universidade de Passo Fundo (UPF) no Vestibular de Inverno 2017/2. Nesta quinta-feira (27/07), os novos alunos são recebidos pela reitoria, professores e colegas na tradicional Recepção Acalourada. A atividade, que conta com palestras, apresentações artísticas e troca de experiências, acontece no Centro de Eventos, Campus I.

No encontro realizado pela manhã, os acadêmicos foram recebidos pela vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos e pelo vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior. A presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Bibiana da Rosa Pereira, aluna do curso de Medicina Veterinária, também recepcionou os estudantes.

Para Rosani, o momento é de acolhida para que esses anos que virão pela frente sejam de alegria e realizações. “Vemos aqui jovens desejos, com expectativas e receios, mas com um caminho novo a ser trilhado. A UPF tem oferecido condições desde o apoio financeiro até as possibilidades de realização de pesquisa, extensão e inovação, fazendo da Universidade um espaço qualificado de formação e vivências”, destacou.

De acordo com Leonardo Barcellos, a UPF conta hoje com uma estrutura que possibilita a formação integral do aluno, oportunizando espaços modernos e atividades nas mais diversas áreas. “Aqui temos todas as ferramentas para que o aluno possa alcançar uma formação completa. Agora, cabe aos novos acadêmicos a busca por esses mecanismos, oportunidades e caminhos. Nos esforçamos ao máximo para oferecer toda essa estrutura para que eles possam fazer um ótimo curso”, considerou.

Para além da formação profissional, a Universidade também se preocupa com a formação humana de seus alunos. Segundo Bernadete Maria Dalmolin, esse pensamento norteia as ações de todos os cursos e projetos. “Esse é o momento para dizermos que a UPF deseja que esse período de vida acadêmica seja um dos melhores para cada um. Aqui, eles poderão trocar experiências, informações e vivências, dentro de uma Instituição que tem uma estrutura qualificada e oferece espaços para o desenvolvimento técnico e humano. Hoje, assumimos juntos esse compromisso”, ressaltou.

O professor Agenor lembrou os benefícios ofertados pela Universidade e reforçou o convite para que os alunos estejam próximos da reitoria para a resolução de conflitos e dificuldades. “Queremos que os alunos aproveitem todos os momentos vividos aqui. Que usufruam do ambiente, da estrutura e das possibilidades que cada curso possui e possam sair daqui com uma bagagem qualificada”, disse.

Interação e diversão
Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com egressos e estudantes que já estão cursando suas graduações. Com palestras curtas, em estilo Ted, Lucas Oliveira da Costa (egresso do curso de Agronomia), Josieli Vanz de Almeida (egressa do curso de Estética e Cosmética), Maicon Mancuso (aluno do curso de Educação Física e atleta da UPF), Eduarda Ongarato e Alan Julio Grutka (alunos apoiadores do Serviço de Atenção ao Estudante – Saes), relataram suas experiências.

Para animar a ação, os alunos prestigiaram apresentações artísticas do Grupo de Danças da UPF e dançaram coreografias com o auxílio do instrutor Maicon Lopes, egresso da UPF e membro do Grupo de Danças.
 

Galeria de Vídeos