Ensino

UPF recebe estudantes ingressantes pelo Programa Professor do Amanhã

21/03/2024

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Programa do governo do RS em parceria com universidades comunitárias formará professores para suprir a demanda da rede estadual de ensino

Um auditório repleto de futuros professores de Ciências Biológicas, História, Letras e Matemática. Vindos de Passo Fundo e também de municípios como Marau, Sarandi, Carazinho, Soledade, Arvorezinha, Ciríaco e Fontoura Xavier, os estudantes selecionados pelo Programa Professor do Amanhã foram recebidos oficialmente na Universidade de Passo Fundo (UPF) na noite de quarta-feira, 20 de março. Na oportunidade, os quase cem acadêmicos presentes foram acolhidos pela Reitoria, por representantes do Governo do Estado, da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ªCRE), pelos coordenadores e professores dos seus cursos.

O programa Professor do Amanhã foi criado pelo Governo do Rio Grande do Sul para formar novos professores, a fim de suprir carências da rede pública de educação básica do Estado. Desenvolvido em parceria com universidades comunitárias, o programa ofertou, neste primeiro semestre de 2024, mil bolsas de estudo para cursos de licenciatura em todo o Estado, das quais 100 foram destinadas para a UPF via edital. Os participantes do programa vão cursar toda a graduação com isenção de mensalidades e receberão bolsa permanência de R$800 mensais. Além disso, depois de formados, os profissionais têm trabalho garantido na rede pública estadual de ensino.

Programa evidencia a importância de políticas públicas na educação superior


Ao disponibilizar 100 vagas, a UPF recebeu mais de mil inscrições ao programa. Considerando esse número expressivo de candidatos, a reitora, Bernadete Dalmolin, destaca que, com política pública para acesso e permanência nos cursos de licenciatura, as pessoas buscam essas formações, tão importantes e necessárias na atualidade. “Nossa Universidade completa 56 anos em 2024, e tem uma trajetória de formação de professores que começou antes mesmo da própria Instituição. Sempre estivemos ao lado das escolas fazendo formação continuada e estimulando esse trabalho fundamental que é feito pelos professores, pela comunidade escolar. Por isso, nós queríamos tanto que houvesse o incentivo, uma política do Governo do Estado, assim como nós também estamos buscando do Governo Federal, para estimular jovens e adultos a frequentarem a universidade, a poderem viver essa formação com toda a sua intensidade”, afirmou.

A professora Bernadete lembrou que, ao longo de todos esses anos, a Universidade formou muitos professores, mas que o interesse pelas licenciaturas teve um grande aumento com os incentivos do programa Professor do Amanhã. “Isso prova que, com política pública, com alcance ao acesso e à permanência, as pessoas buscam, elas desejam e elas certamente poderão fazer toda a transformação necessária na área da educação. É o que esperamos e temos certeza que vocês farão”, finalizou.

O governador do estado, Eduardo Leite, foi representado na atividade pelo assessor Mateus Wesp. Para ele, a importância do programa vai além do que significará para os participantes que estão iniciando as aulas. “Esse edital que tem como pontapé inicial as licenciaturas, conduzidas pelas universidades comunitárias, poderá futuramente incluir outras áreas. Se o Estado hoje tem condições de fazer um apoio financeiro para incentivar carreiras que não eram tão atrativas, e as licenciaturas são fundamentais, ele poderá também, que sabe no futuro, fazer para outras áreas”, sinalizou.

A formação de qualidade que os futuros profissionais da educação terão na UPF foi evidenciada pela a coordenadora da 7ª CRE, Carine Weber. “Se nós vamos ter mais professores com um incentivo tão importante do Governo do Estado, de fato nós precisamos ter bons professores. E para que tenhamos bons professores, nós precisamos de boas soluções. E com certeza a Universidade de Passo Fundo forma excelentes profissionais da educação”, disse Carine, ao mencionar que realizou sua graduação em Pedagogia na UPF.

Também participaram do momento de acolhida o pró-reitor Acadêmico, Edison Casagranda, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, a diretora de Desenvolvimento e Formação Acadêmica, Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, o diretor de Ensino de Graduação, Miguel Rossetto, o gerente de Ensino de Graduação, Edelar Pedro, coordenadores e professores dos cursos abrangidos pelo programa.

Também participaram do momento de acolhida o pró-reitor Acadêmico, Edison Casagranda; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé; a diretora de Desenvolvimento e Formação Acadêmica, Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves; o diretor de Ensino de Graduação, Miguel Rossetto; o diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, Luiz Marcelo Darroz; o gerente de Ensino de Graduação, Edelar Pedro, coordenadores e professores dos cursos abrangidos pelo programa.

“O programa Professor do Amanhã abriu as portas para esse recomeço”

Marcelo Rosa, 45 anos, foi um dos contemplados pelo programa. Aos 20 anos ele havia iniciado o curso de Ciências Biológicas, mas, por várias circunstâncias, precisou adiar o sonho da formação. Após diversos anos trabalhando como funcionário público, Marcelo encontrou no programa a oportunidade de seguir os passos do sogro e da esposa, que são professores que o inspiram. “Estou começando uma nova profissão. Decidi pelo Professor do Amanhã para me tornar um professor de Biologia, uma área que sou muito apaixonado. Já trabalhei um pouco com Biologia no passado, então agora estou recomeçando esse caminho. O programa Professor do Amanhã abriu as portas para esse recomeço”, comentou o estudante.