Ensino

UPF inicia sua XXII Semana Acadêmica da Agronomia

16/04/2018

16:46

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Alessandra Pasinato

Evento segue até o dia 20 de abril, no Centro de Eventos da UPF, com temas relacionados ao universo agronômico

A atuação profissional do agrônomo e as novidades e tendências em termos de produção estão em debate na XXII Semana Acadêmica da Agronomia, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF). O evento teve sua abertura oficial na tarde desta segunda-feira, dia 16 de abril, e segue até sexta-feira, dia 20 de abril, no Centro de Eventos da UPF, com um amplo debate e temas pertinentes ao universo agronômico. A promoção é do Diretório Acadêmico da unidade.

Para o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, o professor Hélio Carlos Rocha, que esteve presente na abertura do evento, a semana acadêmica é a oportunidade de contato com novas ideias de pesquisa que ocorrem na área, além de ser um espaço de atualização e contato com profissionais da área. “É uma atividade de ensino que traz, além do aspecto do conhecimento, a inter-relação humana. É a oportunidade de integrar os alunos do curso em uma atividade de ensino e aprendizagem”, avalia.

Também presente na solenidade, o coordenador do curso de Agronomia, professor Geraldo Luiz Chavarria Lamas Junior, destacou a importância de eventos como esse, que promovem a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento em suas áreas afins. Para ele, a atividade oportuniza o contato com palestrantes oriundos de diversas empresas e instituições, que proporcionam exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica. 

Coordenador de extensão da FAMV e também do evento, o professor Benami Bacaltchuk destaca que as semanas acadêmicas do curso de Agronomia já são consolidadas como eventos culturais e tradicionais, integrantes do calendário acadêmico. “Atividades como essa têm a premissa básica de serem caracterizadas por atividades de extensão que contribuam para a formação do acadêmico”, pontuou.

Presidente do Diretório Acadêmico, o aluno João Manoel Borges enfatizou a busca por oportunizar um momento diferenciado de formação, que atende a duas necessidades: uma delas em relação ao mercado de trabalho e às diversas áreas que os futuros agrônomos podem seguir, e, ainda, ao contato direto com temas pertinentes e que fogem ao que está pré determinado na grade curricular, oportunizando novos conhecimentos. 

A abertura do evento contou com a apresentação artística dos músicos Gabriel Mafalda no violão de sete cordas, Patrick Antunes na voz e violão e Gustavo Thomazi Zart na gaita botoneira. O trio apresentou músicas nativistas que simbolizam a cultura do estado rio-grandense e a tradição do evento.

Programação
A programação iniciou com o tema “Compactação e adensamento do solo em plantio direto: caracterização, mitigação e prevenção”, com José Eloir Denardin da Embrapa Trigo. Após, contou com “A experiência com Sistema Integrado de Produção LPF”, com Ivonei Librelotto, produtor rural de Boa Vista das Missões. 

À noite, às 19h30min, “O papel do engenheiro agrônomo nas cooperativas agroindustriais” será o tema abordado por Alexandre Doneda, da Cotrijal, e, às 21h, serão debatidos “Processos microbiológicos x práticas de manejo em sistema plantio direto”, com José Pereira da Silva Júnior da Embrapa Trigo.

A programação segue ao longo da semana. Confira:

Terça-feira, dia 17 de abril
14h - Cuidados com a saúde no trabalho com defensivos agrícolas, com Francisco Grzesiuk - Vest Segura (Cascavel/PR)
15h30min - Intervalo
16h - A importância dos percevejos na agricultura, com Antonio Ricardo Panizzi - Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) 
17h - Intervalo
19h30min - A importância dos obtentores na cadeia produtiva da soja e o papel do engenheiro agrônomo nesse cenário, com Lucas Oliveira Costa - GDM (Passo Fundo/RS)
20h30min - Intervalo
21h - Manejo consciente de ferrugem da soja, com Laércio Hoffmann - Syngenta (Passo Fundo/RS)

Quarta-feira, dia 18 de abril
14h - Manejo de plantas daninhas em sistemas de produção, com Leandro Vargas - Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) 
15h30min - Intervalo
16h - Desafios da gestão da porteira para dentro, com Carlos Fiorin - Grupo AGROS (Erechim/RS) 
17h - Intervalo
19h30min - Sucessão familiar e diagnóstico estratégico de uma propriedade rural, com Manoel Antonio Gomes - Advogado (Passo Fundo/RS)
20h30min - Intervalo
21h - Manejo de doenças na cultura da soja, com Marcelo Madalosso - Instituto Phytus (Santa Maria/RS)

Quinta-feira, dia 19 de abril
14h - Mercado de grãos, com Luiz Ataídes Jacobsen - UPF/Ulbra (Passo Fundo/RS)
15h30min - Intervalo
16h - O que é e como funciona o Crea?, com Bernardo Luiz Palma - Crea-RS (Passo Fundo/RS) 
17h - Intervalo
19h30min - Aspectos importantes no armazenamento e no transporte da produção, com Cláudio Doro - Emater-RS (Passo Fundo/RS)
20h30min - Intervalo
21h - Espaço Dinâmico Monsanto Prime

Sexta-feira, dia 20 de abril
14h - Mudança climática e segurança alimentar: um olhar para o futuro do RS, com Nereu Streck - UFSM (Santa Maria/RS)
15h30min - Intervalo
16h - A necessidade nutricional da cultura da soja, com Luiz Gustavo Floss - Grupo Floss (Passo Fundo/RS) 
17h – Encerramento