Extensão

UPF incentiva apropriação e cuidado com espaços públicos

25/08/2016

15:29

Por: Carla Vailatti

Projeto VivA! Emau realiza mateada na praça Antonino Xavier neste sábado, 27/08, com atividade para crianças

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da UPF convida para uma mateada neste sábado, 27 de agosto, a partir das 14h, na praça Antonino Xavier, próxima ao Hospital da Cidade. Nessa tarde, as crianças irão colorir desenhos da praça, de forma a contribuir com a arte para o projeto de intervenção proposto para o local. A dica para as famílias que forem até a praça é levar cuia e bomba, além de lápis de cor e outros materiais para a pintura, se possível.

O projeto VivA! Emau realizará uma intervenção na praça, voltada para as escadas urbanas, com o objetivo de melhorar o aspecto da área por intermédio da psicologia das cores, com a pintura de parte do piso e arquibancada. As pinturas das crianças contribuirão no desenvolvimento da arte a ser feita, para que elas se sintam parte do espaço público.

Anatomia da Cidade

A iniciativa do Emau, denominada Anatomia da Cidade, visa incentivar a apropriação e o cuidado com o espaço público, sua correta utilização e valorização, fomentando investimentos públicos e comunitários. São parceiros dessa ação a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e outros projetos de extensão, como o Momento Patrimônio e Paisagismo Produtivo, além do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec).

A ação se desenvolverá em dois espaços públicos: a Praça nas esquinas das ruas Independência e Rio Branco, com 269m², no Centro; e parte da Praça Antonino Xavier, totalizando 2.050m², também no Centro.

VivA!Emau

O VivA!Emau é um projeto vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF, ligado ao Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), em parceria com o Laboratório de Áudio e Vídeo da Faculdade de Arquitetura (Lavau).