Ensino

UPF forma novos médicos para atuar no enfrentamento da Covid-19

24/04/2020

12:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Novos profissionais concluíram todo o currículo do curso e tiveram a colação de grau antecipada para poderem atuar no combate à pandemia

A Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) formou nesta sexta-feira, 24, 44 novos médicos. Todos eles concluíram 100% do currículo previsto para o curso, porém a solenidade da formatura estava prevista para o mês de junho. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a colação foi antecipada. A solenidade foi realizada em pequenos grupos de acadêmicos e seguiu as recomendações das autoridades de saúde a fim de evitar aglomerações e a possível disseminação da Covid-19.

Turma foi dividida em pequenos grupos para a formatura

Para o diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Paulo Reichert, a UPF entrega os novos profissionais à comunidade em um momento em que eles são muito necessários. "Estamos orgulhosos. São 44 novos médicos muito bem formados e com toda capacitação técnica, ética e social para serem uma nova força de trabalho nesse momento", pontuou. Durante a colação, o professor também lembrou aos formandos a importância que eles terão no combate à Covid-19. Alguns dos novos médicos já estavam trabalhando voluntariamente no Cais Petrópolis e no teleatendimento na UPF.

Agora Médico, Guilherme da Rosa destaca que o momento, embora singular, é de emoção e alegria. Apesar de saber dos desafios que serão encontrados pela frente, ele ressalta que se sente preparado e acredita que, cada um fazendo sua parte, será possível vencer a pandemia. “A partir de agora, vamos ter que assumir um compromisso e responsabilidades com a comunidade e isso é tão desafiador, que nos causa até um certo receio. Contudo, sabemos que a UPF cumpriu com seu dever de nos formar e estamos seguros de que vamos conseguir atender a todos. É importante destacar que todos nós vamos atuar no SUS, e dessa forma, vamos contribuir com nosso trabalho neste momento tão complexo da sociedade”, avaliou

Solenidade foi transmitida pelas redes sociais para que familiares e amigos
dos formandos pudessem acompanhar

A solenidade de colação de grau ocorreu nas dependências da Faculdade de Medicina, Campus II da UPF e os formandos foram divididos em pequenos grupos a fim de evitar aglomeração de pessoas. A colação também foi transmitida via redes sociais para que familiares e amigos dos formandos pudessem acompanhar à distância.

 

Diretor da Faculdade de Medicina Dr. Paulo Reichert fala a respeito da formatura

 

Depoimento do formando de Medicina Guilherme Rosa