Ensino

UPF forma especialistas de Programas de Residências

05/03/2018

15:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Mais de 40 profissionais concluíram formação realizada em parceria entre Universidade de Passo Fundo, HSVP, HC e órgãos governamentais

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG), promoveu, na sexta-feira, 2 de março, no Centro de Eventos, a formatura dos concluintes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Atenção ao Câncer e Cardiologia, Programa de Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária e do Programa de Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

Os programas de residência multiprofissional e em área profissional de saúde são realizados em parceria entre a UPF, o Hospital da Cidade (HC), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e os Ministérios da Saúde e da Educação. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a partir das necessidades e realidades locais e regionais que abrangem as profissões da área da saúde. 

As atividades dos programas de residência na UPF tiveram início no ano de 2013 e são financiadas com bolsas do Ministério da Saúde. Contribuir com uma qualificada formação lato sensu para profissionais da saúde é um compromisso assumido pela UPF, que, na última sexta-feira, formou 44 profissionais. “Aprendemos muito ao longo dos anos. Este é um momento marcante porque estamos formando a quinta turma de residentes. São profissionais de diferentes áreas que estudaram com bolsa pública e que, esperamos, sirvam e devolvam à comunidade com competência e habilidade técnica o que construíram durante o período de formação”, destacou a coordenadora da Divisão de Pós-Graduação lato sensu, professora Me. Dirce Teresinha Tatsch. 

O desenvolvimento de programas de residência é resultado do comprometimento de diversas entidades com os serviços de saúde da região, visando à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas, a secretária municipal de Saúde de Passo Fundo, professora Dra. Carla Gonçalves; o representante da junta administrativa do Hospital da Cidade, Omiro Forest Baggio; o superintendente administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Ilário de David; e os coordenadores dos programas de residência, além de representantes de entidades diversas.