Ensino

UPF firma parceria com a TV Câmara

14/08/2017

19:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O compromisso de parceria assinado na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, prevê a exibição dos conteúdos produzidos pelo Núcleo Experimental de Jornalismo da UPF na programação da TV

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Núcleo Experimental de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (Nexjor/FAC), assinou, na tarde dessa segunda-feira, 14 de agosto, um termo de compromisso de parceria com a TV Câmara de Passo Fundo. A parceria, proposta pela TV, tem como objetivo veicular os conteúdos produzidos pelo Nexjor na programação da TV Câmara, agregando  à grade da emissora conteúdos de relevância cultural e aspecto social, aproximando e apresentando conteúdos diferenciados para a comunidade. O termo foi assinado na Sala Fernando Ferrari, no Plenarinho, e contou com a presença do reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, do diretor da FAC Cassiano Cavalheiro Del Ré, da coordenadora do curso de Jornalismo Maria Joana Chaise, da coordenadora do Nexjor Bibiana de Paula Friderichs, da supervisora do Nexjor Nadja Hartmann, do presidente da Câmara de Vereadores Patrick Cavalcanti e demais vereadores.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da UPF, inicialmente, serão exibidos em formato de interprogramas quatro especiais já produzidos pelo Nexjor e pelos projetos de extensão da FAC: Eu moro aqui, Com a palavra, Videocast e Minha História na Jornada. Para o futuro, a ideia é pensar, juntamente com a TV Câmara, em conteúdos exclusivos. Para a coordenadora, essa parceria é um reconhecimento muito grande do que é produzido pelo Núcleo. “É muito bom para os alunos porque eles têm mais um espaço para dar visibilidade ao que produzem, além de ser, para nós, motivo de muita satisfação. É mais um espaço para eles utilizarem um pouco do que eles aprendem lá e fortalecer essa relação de ensino e aprendizagem”, destacou Maria Joana, lembrando ainda que a qualidade do que é produzido pela equipe é justificada pelo apoio institucional que o Nexjor tem. “O que chamou a atenção da TV Câmara é a qualidade do produto, que vem da qualidade de quem está lá, dos alunos, do investimento pedagógico que o curso de Jornalismo faz, dos professores. É muito bacana ver o Nexjor sendo ponteira para vários produtos e que isso chama a atenção de quem está fora, como foi o caso da TV Câmara”, explicou. 

A ideia, segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Patrick Cavalcanti, veio após a renovação da grade de programação da TV Câmara com o objetivo de aproximar mais a comunidade do legislativo e também das entidades de classe e sociais do município.  “Quando assumimos aqui, nós preparamos uma grade nova na TV Câmara, mas também vimos uma lacuna muito grande quanto aos intervalos. Dessa forma, buscamos um diálogo para que pudéssemos viabilizar essa parceria e trazer para a Câmara de Vereadores materiais diferenciados e de qualidade. Foi ideia nossa, valorizar os alunos e também trazer para a grade da TV mais informações sobre as ações que acontecem no nosso município”, explicou. 

Na opinião do diretor da FAC, essa parceria é necessária e fundamental. “Vai ser bom para os alunos da FAC, uma vez que eles têm espaço para a divulgação dos trabalhos produzidos dentro do curso, então, isso causa uma aproximação muito boa com a comunidade, com a Câmara de Vereadores. Cada vez mais, a gente sente que o curso precisa ganhar o mundo”, ressaltou. 

O reitor da UPF destacou que essa aproximação com a comunidade é missão da Universidade, por isso, essa parceria é tão importante. “É mais um espaço que temos aqui na comunidade de Passo Fundo e que vem com a marca da UPF. Nós vamos, com absoluta certeza, agregar ainda mais qualidade à programação da TV Câmara, uma vez que a propriedade do material produzido pela FAC, por meio do Nexjor, está cada vez mais presente nos nossos noticiários, quer seja em imagens, textos ou informações, e isso mostra a dinâmica e o potencial desse curso que cada vez cresce mais”, finalizou.