Ensino

UPF dá início a 2ª edição do Consosul

30/10/2017

14:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O II Congresso de Simulação e Otimização do Sul (Consosul) é uma promoção da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e o curso de Engenharia da Produção. A programação teve início na manhã desta segunda-feira (30/10), no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I.

Para o diretor da Fear, professor Dr. Vagner Alves Guimarães, o evento chega a sua segunda edição consolidado como um espaço de troca de experiências e conhecimento, capaz de ser um local de transformação. “Aqui estamos pensando no futuro, buscando caminhos para que o Brasil saia dos últimos lugares no quesito produtividade. Vivemos uma realidade complicada política e economicamente e temos muitos desafios que podem ser superados pelos nossos alunos. Aqui, propomos que eles sejam parte da solução”, destacou.

Em sua fala, o coordenador técnico do evento, professor Anderson Hoose, destacou o caráter interdisciplinar do Congresso. “O Consosul é promovido pelo curso de Engenharia da Produção, mas abrange os mais diversos cursos. A ideia é promover a troca de experiências entre profissionais e alunos, objetivando a melhoria dos processos e das práticas na sala de aula e dentro das empresas”, pontuou.

A palestra de abertura teve como tema “O status do Lean System no Japão de hoje: o que ainda podemos (devemos) aprender”, com o PhD Paulo Guinatto. 

Premiação
Durante a abertura, os alunos Edimara da Silva, Julia Favreto e Cesar Leandro Petry receberam um prêmio pelos trabalhos desenvolvidos. 

Programação
Nesta terça-feira (31) as atividades iniciam às 8h20min com uma mesa redonda sobre “Desafios e perspectivas da indústria brasileira”. A programação completa pode ser conferida no site www.consosul.upf.br.