Ensino

Troca de saberes para aprender melhor

17/04/2018

16:53

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande

Alunos da disciplina de Microbiologia do curso de Medicina Veterinária desenvolvem maquetes e personagens para ilustrar o conteúdo

A troca de experiências e o uso de atividades práticas são ferramentas fundamentais para a qualidade do aprendizado. Com esse objetivo, acadêmicos do terceiro nível do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolveram, na disciplina de Microbiologia Geral, maquetes e personagens com a temática das bactérias. O trabalho foi apresentado na terça-feira (10/04) e teve a coordenação da professora Dra. Laura Beatriz Rodrigues.

Segundo Laura, o objetivo foi oportunizar aos alunos uma metodologia ativa, diferente da tradicional que é feita em sala de aula. “Nossa ideia com essa metodologia é provocar os alunos, incentivá-los a buscar novas formas de aprendizado e fazer com que compreendam o conteúdo de uma forma diferente”, explicou. 

A atividade também foi acompanhada pela professora Gisele Ritterbusch. Segundo ela, além do aprendizado, a tarefa possibilita a troca de experiências. “Todos ganham com essa movimentação, eles aprendem e também nos ensinam e essa troca de saberes é o que enriquece o aprendizado”, reforçou.

Criatividade para aprender
A disciplina apresenta para os acadêmicos noções básicas de morfologia, citologia, biologia, estrutura, fisiologia, metabolismo e genética de microrganismos, classificação dos agentes microbianos, ação de agentes físicos e químicos sobre os microrganismos, além das características de bactérias, fungos e vírus causadores de doenças em animais, noções de sua patogenicidade, diagnóstico e prevenção. Identificação de agentes microbianos e/ou sua resposta no organismo normal.

Segundo a aluna Vitoria Sabrina, para que o aprendizado seja melhor, ações práticas são fundamentais. “Foi um desafio porque tivemos que pegar o conteúdo e usar a criatividade para criar personagens ou a maquete. Além disso, fizemos vídeos para nosso canal no Youtube, o que fez com que trabalhássemos em equipe”, pontuou.

Os trabalhos podem ser acessados no canal da turma no Youtube