Geral

Tranversalidade de direitos é discutida em painel na UPF

15/06/2018

18:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, nos dias 12 e 14 de junho, no campus I e no campus Soledade, um painel na área da tranversalidade de direitos. O tema foi "A identidade de gênero e a possibilidade de modificação do prenome e sexo no Registro Civil".

A psicóloga Liliana Raphaela Brandim Goergen delimitou os aspectos psicológicos da identidade de gênero, assim como sua experiência com referidos grupos. Na sequência, a registradora Joana Malheiros debateu a concreção da decisão criativa oriunda do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou doravante, para os transexuais, a faculdade de modificação do seu prenome e sexo diretamente nas serventias extrajudiciais do Registro Civil sem necessidade de autorização judicial para tanto. 

O evento foi coordenado pela professora Cristiane Beuren Vasconcelos e contou com o público dos cursos de Direito de Passo Fundo e Soledade. A coordenadora da atividade agradeceu as palestrantes, que compartilharam com a academia seus conhecimentos acerca de tão importante tema da atualidade.