Ensino

Sentidos do Trabalho é tema da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Administração

27/03/2024

10:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Como forma de receber os estudantes, na quarta-feira, dia 20, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração da UPF (PPGAdm) realizou a aula inaugural do semestre. O convidado, professor Dr. Silas Dias Mendes Costa, compartilhou seus conhecimentos com os presentes abordando o tema “Sentidos do Trabalho”.

O evento ocorreu na modalidade online e foi prestigiado por docentes e discentes do Programa, bem como foi aberto aos membros de outros programas de pós-graduação da UPF, além de turmas da graduação dos cursos de Administração e Ciências Econômicas da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN).

Mendes Costa abordou a temática "Sentidos do Trabalho" a partir de múltiplas dimensões. Ele expôs o estado da arte do tema, apresentando suas produções científicas voltadas para a temática, evidenciando uma ampla agenda para pesquisas futuras. Além disso, a proposta apresentada buscou incentivar mais pesquisas sobre o tema junto aos estudantes, fomentando o interesse pela pesquisa acadêmica.

Conforme a professora Dra. Anelise Rebelato Mozzato, docente do PPGAdm e membro do Comitê Científico da divisão Gestão de pessoas e relações de trabalho (GPR) da Associação de Pós-graduação em Administração (Anpad), o tema escolhido foi de grande importância, uma vez que se refere aos significados que cada um atribui às suas atividades laborais e como eles influenciam nas suas atitudes e comportamentos. "Estudar os sentidos do trabalho auxilia na melhor compreensão das complexidades do ambiente de trabalho nas diferentes organizações. Enfatizando a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, contribuindo para com a sustentabilidade e o sucesso das organizações”, destacou.

A professora Dr. Cassiana Maris Lima Cruz, coordenadora do PPGAdm, salienta que o momento de interação entre docentes e discentes do Stricto Sensu e da graduação, ratifica o compromisso do programa com o fomento à pesquisa seja no âmbito da Iniciação Científica, bem como, na produção científica de temáticas discutidas no programa. “O olhar acadêmico para as organizações contribuiu para a qualificação do ambiente e as mudanças necessárias às relações de trabalho e sociais, conforme enfatizou o convidado pesquisador professor Silas. O objetivo da aula de abertura do semestre vem ao encontro do Planejamento Estratégico do programa, no sentido de oportunizar o debate, promover a reflexão e incentivar a pesquisa para temas emergentes na sociedade brasileira”, frisou.  

Trajetória acadêmica do Prof. Dr. Silas Dias Mendes Costa
Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre (UFMG) e Bacharel pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Administração. Professor na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Pesquisador no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP/UFMG).  Líder do tema Gestão de Pessoas (2020-2021) e Coordenador do mesmo tema (2022-atual) das edições do Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (EnANGRAD). Líder do tema Sentidos e Significados do Trabalho (2021-2024) dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Tem publicações em vários periódicos nacionais e internacionais e participação ativa em diversos eventos científicos relevantes.