Ensino

Semana Acadêmica da Psicologia debate a (Des)humanização do humano

23/10/2017

17:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Programação segue até sexta-feira, 27 de outubro, e inclui conferências, lançamento de livros e sessões de autógrafos, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos

Com o tema (Des) Humanização do humano – entre opressões e possibilidades teve início na tarde dessa segunda-feira, 23 de outubro, a 19ª Semana Acadêmica da Psicologia, promovida pelo curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). A programação que segue até sexta-feira, dia 27, inclui conferências, lançamento de livros e sessões de autógrafos, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos. A abertura oficial aconteceu no auditório da Faculdade de Direito da UPF e teve a presença da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin, do diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) Edison Casagranda e da coordenadora do curso de Psicologia Dirce Terezinha Tatsch. O Grupo de Danças da UPF realizou a abertura do evento. 

O tema dessa semana acadêmica propõe uma visão diferente dos fazeres tradicionais, procurando integrar teorias e técnicas incluindo a atenção integral ao sujeito que sofre evitando-se as exclusões e dogmas teóricos e patologizantes do sofrimento, ampliando-se as visões do que seja trabalhar com os dilemas opressores do humano no contemporâneo, pensando possibilidades. A ideia, segundo a professora Dirce, partiu dos próprios alunos que encontraram na obra de Nietzsche uma forma de sair da discussão tradicional acerca da Psicologia trazendo uma discussão sobre humanidades ou desumanidades. “Vivemos no cotidiano muitas situações de violência, dificuldade de comunicação e as mais variadas situações opressoras que envolvem os sujeitos e as possibilidades são justamente essa perspectiva de olhar com outros olhos, com outras teorias, com outras perspectivas e aí propusemos a semana. Acredito que vai ser uma semana reflexiva, de muita discussão, de muito aprendizado, oportunidades de as pessoas poderem se atualizar”, destacou. 

A primeira conferência da Semana Acadêmica teve como tema Clínica e filosofia trágica, com a presença da psicóloga Simone Mainieri Paulon e mediação da professora Bernadete Maria Dalmolin que definiu o encontro como um momento de troca e de descobrir coisas novas que vão fazer a diferença na formação dos futuros profissionais da área. “Esses encontros também facultam a nós grandes encontros afetivos porque eles fazem com que pessoas de diferentes lugares por questões semelhantes também se encontrem e se fortaleçam”, comentou. 

Para Simone, a honra de receber o convite para participar da Semana Acadêmica é proporcional ao desafio de pensar os enormes impasses que estão se colocando na atividade de Psicologia e para qualquer brasileiro responsável pela construção de algum futuro. “Eu gostaria de partir do tema dessa Semana e trazer um pouco das minhas incursões por alguns filósofos, trazer um pouco desses bons amigos que eu tive a sorte de ter para partir da provocação do tema e pensar com vocês um ponto bem instigante que é o que aconteceu com esse processo de humanização para que nós nos tornássemos tão opressores de nós mesmos. Oxalá as possibilidades vençam as opressões”, completou. 

A programação completa da 19ª Semana Acadêmica da Psicologia pode ser conferida no site semanapsico.eventize.com.br