Jornada

Seja um agente de leitura das Jornadas Literárias

23/05/2017

16:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Verônica Coppini/Arquivo UPF e Pedro Henrique Coppini/Arquivo UPF

Agentes de leitura serão multiplicadores da leitura literária em cada escola durante a Pré-Jornada e a Pré-Jornadinha. Inscrições estão abertas

A organização das Jornadas Literárias dá início, neste mês de maio, à preparação de professores para atuar como multiplicadores de leitura nas escolas durante as ações da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha, que é o período de leitura e análise das obras dos autores que participarão da 16ª Jornada e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS. A ideia é formar “agentes de leitura”, que mobilizarão e planejarão a leitura literária em cada instituição de ensino durante os meses que antecedem a Jornada e a Jornadinha. 

Os agentes serão formados nas ações da Jornada e, posteriormente, certificados, em um processo permanente de fortalecimento das ações de leitura. O curso é gratuito e as inscrições são destinadas a professores representantes de escolas. O curso será de 40h e ocorrerá nas modalidades presencial e on-line, com difusão e aplicação de materiais produzidos pela organização das Jornadas Literárias nas demandas dos agentes de leitura. 

As inscrições para quem deseja atuar como agente de leitura e participar do curso de formação devem ser feitas até o dia 30 de maio. O curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, ocorrerá no dia 31 de maio, no auditório da Biblioteca Central da UPF, Campus I. Estão sendo oferecidos dois horários para a realização do curso: às 14h ou às 19h. Os professores deverão optar por um dos encontros. As inscrições devem ser efetuadas no site www.upf.br/agenda, em Inscrições para Eventos, e escolha o evento “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”.

Importância de ser um agente de leitura
Entre os objetivos da ação está o de envolver alunos e professores no projeto das Jornadas Literárias, cujo propósito é incentivar a leitura, o encontro de leitores, escritores, artistas, pesquisadores, professores, educadores, alunos, intelectuais e comunidade leitora. “Nesse contexto de jornalização, o projeto visa envolver a comunidade, em especial, os professores, nas ações da Jornada de Literatura. Precisamos que as pessoas sejam parceiras da Jornada, como se fossem ‘embaixadoras’ dessa movimentação cultural”, ressaltou um dos coordenadores da Jornada, professor Miguel Rettenmaier.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.