Ensino

Relações étnico-raciais em foco: Direito Campus Casca realiza exposição sobre o Apartheid

22/05/2017

14:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito Campus Casca promove a exposição “Somos todos iguais”, que aborda a temática das relações étnico-raciais e os direitos humanos, refletindo sobre a discriminação racial e suas nefastas consequências. A atividade acontece no segundo piso do Campus Casca, até esta terça-feira, dia 23 de maio.

O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos do nível VII do curso de Direito, com o objetivo de refletir a respeito da discriminação racial, em face da cor e raça, que existiu e existe na sociedade. Segundo a coordenadora adjunta do Campus, professora Nadya Tonial, os autores da exposição escolheram o tema do Apartheid, que revela o abominável regime de segregação social que ocorreu na África do Sul, entre 1948 a 1994. Também estão expostos episódios de racismo que ocorreram na história do Rio Grande do Sul. 

A programação contou com a apresentação e debate do filme “Mandela: longo caminho para a liberdade”, obra baseada na autobiografia do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que, eleito democraticamente, teve a missão de reconstruir um país completamente segregado.

Ainda segundo Nadya, com a perspectiva de efetivar o princípio da igualdade, a exposição traz pensamentos de Nelson Mandela, que permitem refletir sobre a perversidade da discriminação racial. “O espaço conta diversos elementos como painéis, fotografias e textos que abordam a discussão e propiciam a reflexão sobre relações étnico-raciais, concluindo que somos todos iguais”, destaca.