Visitas institucionais

Reitoria da UPF recebe visita de comitiva e da embaixadora do Senegal

14/09/2017

15:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Fatoumata Binetou Correa foi recebida pelo reitor José Carlos Carles de Souza na manhã desta quinta-feira, dia 14 de setembro

Mais de 200 senegaleses residem atualmente em Passo Fundo, formando uma das maiores comunidades senegalesas do estado. Para acompanhar de perto os imigrantes, que nos últimos anos deixaram o país, a embaixadora do Senegal Fatoumata Binetou Correa está realizando uma visita à cidade e, na manhã desta quinta-feira, dia 14 de setembro, foi recebida no gabinete do reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza.

A UPF tem realizado ações de pesquisa e extensão junto à comunidade senegalesa e recebe estudantes da etnia em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Conforme o reitor, a Universidade vem de um processo intenso de internacionalização, com programas de intercâmbio desenvolvidos em parceria com instituições do exterior e, ao longo dos últimos anos, tem recepcionado os senegaleses. “Recebemos com muita alegria a embaixadora, que reafirmou o propósito do Senegal em estabelecer relações estreitas com a Universidade e com o município, para ver como podemos prosseguir nesta caminhada de oferecer oportunidades de formação aos senegaleses que aqui estão”, disse.

O reitor da UPF evidenciou à embaixadora que, além do aspecto acadêmico que envolve a Universidade, é possível pensar em trocas na área da inovação tecnológica. “Isto é algo que aproxima cada vez mais: os países criando oportunidades – quer seja de trabalho, quer seja de novas tecnologias – naquilo que temos de potencial ou de carência, fazendo uma troca importante”, afirmou.

Para Fatoumata, o Rio Grande do Sul oferece oportunidades de trabalho e isso explica a preferência pela estado. Segundo a embaixadora, há algum tempo o propósito da imigração senegalesa era acadêmico, para fins de estudo, e, atualmente, se dá especificamente por razões econômicas. “É importante encontrar os senegaleses integrados no município e na universidade, e é preciso auxiliar para que estejam legalizados e orientar para que cumpram os deveres do país. Além disso, buscamos nos aproximar da universidade para que seja possível ampliar convênios e formalizar a relação com o Senegal para a realização de intercâmbios com instituições senegalesas”, explicou ela.

Também recepcionou a comitiva a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin. Estiveram presentes o professor Frederico Santos dos Santos, coordenador do Fórum de Mobilidade Humana; a professora Maria Helena Oliveira, coordenadora do Projeto “UPF e Movimento Sociais: os desafios das relações étnico-raciais”; e a professora da Faculdade de Direito, Patrícia Grazziotin Noschang.

Integrando a comitiva, acompanharam a visita da embaixadora o Cônsul, Maye Diagne; o presidente da Associação de Senegaleses de Passo Fundo, Aliou Tiham; o secretário geral da Associação de Senegaleses de Passo Fundo, Abou Ba; o responsável de Comunicação, Elhadji Assane Niakh; o responsável Social, Elhadji Guedé Ndiaye; e o advogado da Associação de Senegaleses de Passo Fundo, Luiz Alfredo Gallas.

Galeria de Vídeos