Visitas institucionais

Reitor da UPF recebe representante de Hospital da Itália

09/04/2018

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Convênio institucional já beneficiou mais de 50 alunos que tiveram experiência no Hospital de Rimini

Proporcionando uma formação complementar e diferenciada por meio de experiências internacionais, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem tido, ao longo dos anos, um processo intenso de internacionalização. Na manhã desta segunda-feira, dia 9 de abril, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, recebeu em seu gabinete Laura Viola, representante do Hospital de Rimini, na Itália, com o qual a Faculdade de Medicina (FM) da UPF tem convênio há pelo menos seis anos. A visita foi acompanhada pelo diretor da Faculdade, professor Gilberto Bortolini, e pelo coordenador do curso de Medicina, professor José Ivo Scherer.

Laura é a responsável por receber os alunos UPF que realizam estágio no Hospital Rimini, na Itália. Ela conta que é a primeira vez que visita o Brasil. Durante duas semanas, ela fará uma imersão junto à Faculdade de Medicina da UPF. Iniciou com a participação em uma conferência no Módulo de Hepatologia e estará acompanhando o serviço de pediatria e proferindo palestras aos acadêmicos.

Na oportunidade, o reitor da UPF destacou a importância de convênios como esse com Rimini, que proporcionam experiências engrandecedoras aos acadêmicos. O diretor da Faculdade, professor Bortolini, comentou que, por meio desse convênio, foram dados os primeiros passos no processo de internacionalização da Escola de Medicina da UPF, que, além do hospital italiano, conta hoje com parcerias com instituições de Madrid, na Espanha, e de Lisboa, em Portugal, além de um convênio em andamento com Miami, nos Estados Unidos.

Conforme o coordenador do curso, professor José Ivo Scherer, o convênio com o Hospital de Rimini já beneficiou mais de 50 acadêmicos nesses seis anos. Somente no último semestre foram 16 acadêmicos realizando estágio extracurricular de férias e estágio curricular/internato médico na instituição italiana.