Geral

Professora da UPF participa da I Feira Cultural e Científica Brasil-Estados Unidos

27/11/2017

17:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A professora do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Sônia Bertol participou, no início do mês de novembro, da I Feira Cultural e Científica Brasil-Estados Unidos, que foi realizada na cidade de Framingham, no estado norte-americano de Massachussetts. A atividade foi uma promoção da Universidade Vale do Rio Doce, de Minas Gerais, em parceria com a Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Harvard University, a Framingham State University, o Consulado Brasileiro em Boston e a Rede ABR de Radiodifusão. Participaram da feira professores educadores e representantes de diversas universidades do Brasil e dos Estados Unidos. 

A Feira teve como objetivo promover um movimento cultural nos Estados Unidos sobre as representações culturais do território brasileiro. Entre as atividades, segundo a professora Sônia, esteve uma visita à State House, onde senadores receberam um grupo de professores e ouviram com muita atenção sobre suas expertises. “Há uma comunidade brasileira oficialmente estimada em 300 mil pessoas na região da Nova Inglaterra e extra oficialmente em 3 milhões, dos quais muitos já votam e têm como um dos principais representantes o senador democrata Jamie Eldridge, a quem visitamos por um período mais longo”, contou a professora. 

Além da State House, o grupo também visitou o Consulado Brasileiro, em Boston, onde foi recebido pela embaixadora Glivânia Oliveira; a Harvard University, que sediou um workshop com a professora Dóris Sommer sobre produção textual, no qual a docente usou referências de Augusto Boal, Paulo Freire e Cecília Meireles; e o Media Lab, do MIT. “A Framingham State University sediou a Feira para estudantes e a comunidade. Os professores fizeram conferências sobre as potencialidades de seus estados, principalmente do ponto de vista da produção de ciência e tecnologia, e apresentaram vídeos”, destacou Sônia.