Jornada

Presidente da Assembleia Legislativa recebe representantes da 16ª Jornada Nacional de Literatura

22/02/2017

14:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Encontro aconteceu nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre

Representantes da 16ª Jornada Nacional de Literatura participaram nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edegar Pretto. Participaram do encontro o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF, Munira Awad, os coordenadores da Jornada, Fabiane Burlamaque e Miguel Rettenmaier, o secretário de Cultura de Passo Fundo, Pedro Almeida, e os deputados estaduais Gilberto Capoani, Gilmar Sossella e Juliano Roso, além de um representante do deputado Sérgio Turra, entre outras autoridades. A Jornada é promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo e sua 16ª edição será realizada de 2 a 6 de outubro de 2017.

Durante a audiência, a comitiva da Jornada convidou oficialmente o deputado Edegar Pretto para participar da solenidade de lançamento, que deverá acontecer no final do mês de março, e da abertura do evento, em outubro. Além disso, a comitiva pediu apoio financeiro para a Jornada, que é uma das maiores movimentações literárias da América Latina. “Passo Fundo tem o maior índice de leitores no Brasil. E a essência da Jornada é a formação de leitores. Tivemos todo o apoio do presidente da Assembleia porque a Jornada atinge todo o estado do Rio Grande do Sul e estamos muito contentes com os resultados dessa visita", destacou o reitor da UPF.

As Jornadas Nacionais de Literatura reúnem leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais, com o objetivo de formar leitores multimidiais, emancipados e críticos. Diretamente, essa movimentação cultural abrange dois mil adultos e vinte mil crianças. "Nesta edição, teremos muitas novidades, e uma delas é a descentralização das atividades. Além da programação tradicional que acontece dentro da Universidade, teremos diversas ações nos espaços públicos e culturais da cidade”, ressaltou a coordenadora da Jornada.

As Jornadas Literárias renderam a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007. “É um prestígio conhecer a grandiosidade da Jornada e ver que ela contribui para a formação de leitores. Estaremos presente e apoiando esse evento”, anunciou o presidente da Assembleia Legislativa. 

À tarde, também em busca de parcerias, a comitiva visitou a Secretaria Estadual de Educação.

16ª edição

O evento abrange a Pré-Jornada e a Pré-Jornadinha – realizadas para a leitura prévia das obras dos autores convidados –; a Jornada; a Jornadinha; o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens; e o Encontro Estadual de Escritores, entre outras ações.

Além dessas atividades, a 16ª edição da movimentação cultural contará com três importantes novas ações: Caminho das Artes, com convidados interagindo com a comunidade em uma rua do centro da cidade; Livros na mesa: leituras boêmias, composta por debates e discussões abertas em bares e espaços culturais no período da Jornada; e Projetos transversais: rotas leitoras, que será um caminho de leituras, via aplicativo, com atualização dos conteúdos dos túneis de leitura.
 
UPF é convidada para fazer parte do Comitê Gaúcho do movimento Eles Por Elas (HeForShe)

Durante o encontro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edegar Pretto, convidou a Universidade de Passo Fundo, representada pelo reitor José Carlos Carles de Souza, para integrar Comitê Gaúcho do movimento Eles Por Elas (HeForShe). O deputado é membro do Comitê impulsor do movimento em todo o Brasil. O movimento constitui um esforço global para que homens e meninos se identifiquem com as questões de igualdade de gênero, reconhecendo o papel fundamental que eles podem desempenhar para a eliminação das formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas.