Ensino

Pioneirismo e inovação são destaques do Iceg/UPF

05/01/2018

08:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo UPF

Com oito cursos de graduação e dois programas de mestrado, o Instituto de Ciências Exatas e Geociências investe em projetos de pesquisa e ações de extensão que criam uma interação com a comunidade e suas demandas

Com 47 anos de história, o Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) tem a inovação como uma constante. Pioneira na criação do curso de Ciência da Computação, a unidade acadêmica, atenta às mudanças sociais e tecnológicas, busca cumprir a missão educativa e social de entregar à comunidade profissionais com formação técnica, ética e humanística, aptos a assumir compromissos com o desenvolvimento e a transformação das comunidades.  

Para isso, os oito cursos de graduação – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Ciência da Computação (B), Engenharia de Computação (B), Física (L), Geografia (L), Matemática (L), Química (B) e (L) – oferecem aulas práticas que permitem aos acadêmicos vivenciar novas experiências e produzir conhecimentos em mais de 30 laboratórios de ensino e pesquisa. Um dos destaques do Iceg é o investimento constante em projetos de pesquisa e ações de extensão que criam uma interação com a comunidade e suas demandas. 

O Instituto é responsável pelas áreas institucionais de Estatística, Física, Informática, Matemática e Desenho e Química, por meio das quais são desenvolvidas atividades em diferentes cursos de graduação. Um dos destaques é a participação ativa da unidade na articulação do Polo de Exportação de Software do Planalto Médio (PoloSul.org) e do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), importantes conquistas da comunidade regional. Além dos cursos de graduação, o Iceg ainda oferece dois programas de Mestrado: o Mestrado em Computação Aplicada e o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Com o objetivo de aproximar escolas, empresas e novas tecnologias para que estudantes e professores possam vivenciar uma experiência rica e diferenciada, por meio de novos ambientes, ferramentas, processos inovadores, para aprimorar a construção do ensino-aprendizagem, o Iceg ainda mantém diversas parcerias em âmbito nacional e internacional.

Acesse a página da unidade e saiba mais sobre os diferenciais do Iceg.