Notícias UPF

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática está com inscrições abertas

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro. Alunos matriculados podem aderir ao PAE/UPF

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF). O curso, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), tem caráter de preparação para o exercício do magistério, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro.

Voltado à formação de professores nas áreas de Ciências, Química, Física e Matemática para atuação nos diferentes níveis de ensino, prioritariamente na educação básica ou em cursos superiores de formação de professores, o curso propõe desenvolver ações metodológicas que perpassem as fundamentações científicas, epistemológicas e pedagógicas e aplicar novas tecnologias de informação, comunicação e interação, produzindo, ainda, materiais didáticos e experimentais voltados à educação básica.

Nesse edital estão sendo oferecidas 12 vagas para duas linhas de pesquisa: Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento da ficha cadastral no site https://secure.upf.br/apps/extensao/inscricao/rel_eventos_pos.php. A documentação poderá ser enviada pelos Correios, via SEDEX, com data limite de postagem em 11 de novembro de 2017. 

O processo seletivo acontecerá em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova, de caráter eliminatório, na forma de texto dissertativo, que ocorrerá no dia 17 de novembro de 2017, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Prédio B2), com início às 14h e término às 17h. A segunda etapa será realizada mediante a análise do curriculum vitae (modelo Lattes), memorial descritivo e entrevista, que devem acontecer no período de 28, 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro.

A lista em ordem alfabética dos aprovados no processo seletivo será divulgada no site do PPGECM no dia 7 de dezembro. A previsão é que as aulas iniciem em março de 2018.  

O edital com as informações completas e requisitos do processo de seleção está disponível no site http://www.upf.br/ppgecm, em Editais. Outras informações pelos telefones (54) 3316-8345 ou (54) 3316-8363 ou pelo e-mail ppgecm@upf.br. 

PAE/UPF
Alunos matriculados no curso de pós-graduação de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática poderão participar do processo seletivo para concessão de benefício estudantil por meio do Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF) para o período 2017/2018. 

O PAE/UPF para pós-graduação stricto sensu terá a duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso de mestrado profissional, perfazendo 24 meses, podendo haver a prorrogação por mais dois semestres mediante solicitação por escrito do aluno, junto à Seção de Programas Públicos e Institucionais (SPPI). Serão concedidas 10 vagas do benefício para cada curso de Pós-Graduação e o aluno terá o mesmo prazo de utilização do benefício para realizar o pagamento das parcelas referentes ao crédito contratado.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 2 de janeiro até o dia 28 de fevereiro. A documentação comprobatória dos dados cadastrados junto à ficha de inscrição deverá ser protocolada à SPPI, na Central de Atendimento ao Aluno. A divulgação dos aprovados será no dia 12 de março de 2018.