Geral

Meeting de Inovação debate gestão orientada por indicadores

25/08/2017

11:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Encontro realizado nesta sexta-feira, 25 de agosto, reuniu acadêmicos, professores e empresários

Você sabe qual a importância de ter a gestão da sua empresa orientada por indicadores? Para explanar sobre o tema, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Agência de Inovação Tecnológica (UPFTec) e do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), promoveu mais uma edição do Meeting de Inovação e Workshop do projeto de Extensão Produtiva e Inovação. Nesta edição, o convidado foi o professor Me. Marcelo Silva, que versou sobre “Gestão orientada por indicadores”.

Silva é mestre em Ciências Contábeis e Controladoria e tem especialização em Controladoria e Gestão Financeira. Foi contador gerencial das Farmácias São João e atualmente é professor do curso de Ciências Contábeis da UPF, além de ser sócio da Videro Contabilidade Gerencial e Controladoria. De acordo com ele, a contabilidade faz uma reunião de dados e, a partir deles, propõe iniciar a análise do negócio. “É preciso identificar se houve lucro ou prejuízo. Após, deve-se analisar o valor de caixa e também o fluxo de caixa, voltado para pensar o planejamento”, disse ele.

Durante o Meeting de Inovação, Silva também explanou sobre os indicadores, entre eles, os utilizados para medir a atenção aos clientes, os de gestão de pessoas, os de processos internos, até a questão mercadológica. “Temos que nos atentar às bases que poderão gerar indicadores, dar ideia de continuidade e planejamento para empresas de tecnologia e que investem em inovação”, destaca. 

Para ele, em um negócio, é imprescindível o planejamento. “É preciso estar preparado para o que poderá vir e o que é preciso fazer para a execução”, avalia, apontando que sem dados não há como tomar uma decisão apropriada. “É preciso ter uma boa base de dados. O dado por si só é irrelevante, mas, combinados, poderão trazer informação e mostrar qual a decisão mais assertiva para a empresa”, conclui.

Estiveram presentes no encontro acadêmicos de diferentes cursos da UPF, professores, empresários e comunidade em geral. A palestra foi realizada no auditório da Biblioteca Central, Campus I da UPF.