Jornada

Marina Colasanti, vencedora de prêmio no México, estará na Jornada Nacional de Literatura

13/09/2017

15:00

Por: Assessoria de Imprensa - Natália Fávero

Fotos: Divulgação

Escritora participará da conferência sobre igualdade de gênero, no dia 5 de outubro

Prestes a completar oito décadas de vida e vencedora do Prêmio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil, anunciado há poucos dias, Marina Colasanti é uma das escritoras mais esperadas para a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS. Com mais de 50 livros, de contos, crônicas, poesia, ensaios e literatura infantil e juvenil, Marina estará na Jornada no dia 5 de outubro para debater sobre a mulher na sociedade, durante a conferência “Por elas: a arte canta a igualdade”, ao lado dos escritores Federico Andahazi e Conceição Evaristo e do integrante do Comitê brasileiro do HeforShe (ElesporElas) Edegar Pretto.


Marina Colasanti participará da conferência “Por elas: a arte canta a igualdade”, ao lado dos escritores Federico Andahazi e Conceição Evaristo e do integrante do Comitê brasileiro do HeforShe (ElesporElas) Edegar Pretto


Marina, que teve atividade marcadamente feminista nas décadas de 1970 e 1980, se considera uma feminista histórica. Nessas últimas décadas, segundo a escritora, o tema ficou esquecido e só agora as jovens retomam a questão da igualdade e do empoderamento. “Precisamos ainda discutir a posição da mulher porque, em pleno século XXI, as mulheres continuam ganhando menos do que os homens para realizar o mesmo trabalho, tendo menos acesso ao topo da pirâmide, carregando quase sozinhas as tarefas domésticas e os filhos (o Brasil continua não tendo creches suficientes), sendo demitidas pouco depois de voltar da licença maternidade, sendo assediadas, sendo espancadas e mortas”, declara Marina.

A escritora já participou da movimentação literária em Passo Fundo. A primeira vez foi na segunda edição da Jornada. Marina também ressaltou a importância da Jornadinha. “A cidade e a Jornada eram muito diferentes, estavam ambas começando. Hoje, graças ao trabalho de tantos anos, graças ao empenho vital da professora Tânia Rösing, a Jornada tornou-se indispensável não só para Passo Fundo, mas para o Brasil. E seria injusto falar da Jornada e não falar da Jornadinha – da qual participei mais de uma vez –, pois a Jornadinha demonstra de forma cabal que, trabalhando a leitura desde a infância, fazem-se adultos leitores”, ressalta a escritora.

Desafios na formação dos novos leitores
Vontade política é um dos principais instrumentos para incentivar a formação de leitores no Brasil, na opinião de Marina. “Todo mundo sabe o que tem que ser feito. Só na minha casa, estamos falando disso há mais de 40 anos. Há o decálogo da Unesco, há uma bibliografia quilométrica. Porém, é preciso querer. E esse querer se chama vontade política. Fazemos nossos esforços, mas esforços individuais têm alcance limitado, não mudam um país. Para fazer um país leitor, é preciso haver vontade política”, enfatiza a escritora.

Inspiração
A literatura é algo presente desde sempre na vida de Marina, que começou a escrever o primeiro livro entre 1963 e 1964. “Sempre fui leitora voraz, passei por muitas fases na vida. O que continua me inspirando é o todo das minhas leituras, são a forma e o pensamento de tantos escritores poderosos que transformaram em palavras os sentimentos humanos e os transmitiram”, ressaltou Marina.

Nesta edição, a Jornada homenageará quatro grandes nomes da literatura: Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar. “Ariano Suassuna me encanta pela fusão entre a tradição literária portuguesa e a realidade nordestina; Carlos Drummond é poeta maior; de Clarice, fui jovem admiradora primeiro e editora no Caderno B do Jornal do Brasil depois; com Moacyr Scliar, não tenho maior afinidade, embora o conhecesse e reconheça a qualidade da sua escrita”, comentou a escritora, ressaltando que nenhum deles é inspiração para ela. Sobre isso, esclarece que “nenhum deles é inspiração para mim (nunca fui ‘seguidor’ de ninguém). A minha inspiração tem raízes internas e fundas, vem de um olhar pessoal sobre o mundo, da soma de duas culturas, de muita experiência de vida”.

Prêmio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil
Marina Colasanti é a vencedora do 13º Prêmio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil. O prémio literário é de 28 mil euros e foi criado em 2005 pela Fundación SM (México). A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. 

Sobre a escritora
Marina Colasanti é poeta, narradora, jornalista e tradutora. Nasceu em Asmara, na Eritréia, viveu em Tripoli, na Líbia, e, com o começo da II Guerra Mundial, a família regressou à Itália. Em 1948, transferiu-se definitivamente para o Brasil. Com formação em Artes Plásticas, ingressou em jornalismo e durante trinta anos trabalhou em jornais e revistas como redatora, editora e ilustradora. Teve destacada atuação nas questões de gênero, seja por meio dos seus artigos, que resultaram em quatro de seus livros, seja com participação direta como membro do Primeiro Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Foi publicitária, muitas vezes premiada. Trabalhou em diversos programas televisivos como âncora, apresentadora e roteirista. 

Seu trabalho se destaca pela diversidade. Publicou mais de 50 livros, de contos, crônicas, poesia, ensaios e literatura infantil e juvenil. É considerada revitalizadora por excelência dos contos de fadas, reunidos recentemente em seu livro "Mais de 100 Histórias Maravilhosas". Traduziu para o português importantes obras da literatura universal. É sua própria ilustradora.

Jornada Nacional de Literatura
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios da Ambev, do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Fapergs, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS e do Sesi; com patrocínio promocional da Capes, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.