Extensão

Leitura, literatura, arte e discussão: a inovação em busca do resgaste do clássico literário

22/05/2017

15:29

Por: Assessoria de Imprensa

O Projeto Literatura em Diálogo, integrante do Programa Ensino e Inovação da Universidade de Passo Fundo (UPF), propõe a realização de atividades que possibilitem a leitura e a discussão de obras literárias clássicas pelos alunos de ensino médio das escolas de Educação Básica de Passo Fundo e da Região. Nesse sentido, no dia 26 de maio, sexta-feira, o Projeto oferta à comunidade a sua segunda atividade em 2017: o debate da famosa obra Auto da Compadecida, de autoria de Ariano Suassuna. Texto publicado em 1955, com toques de humor e comédia, escrito a partir da literatura de cordel, retrata a cultura popular nordestina. Com personagens peculiares, como João Grilo e Chicó, reflete a realidade do povo sertanejo da época, marcado pela religiosidade exacerbada, pela simplicidade, pela miséria humana, pela mesquinharia das pessoas e também pela luta de poder.

O evento, que ocorre às 19h, nas dependência dos Teatro Múcio de Castro, propõe aos participantes a experiência da transposição do texto escrito clássico para outros meios de interação, como por exemplo, o teatro, a música e o debate compartilhado entre profissionais da área da literatura e da história e plateia. A novidade desta vez é a oficina temática de isogravura. Trata-se da oportunidade em que os alunos e demais pessoas da comunidade terão para criar imagens baseadas nas principais personagens do livro e interagir na caracterização do palco, que será cenário das apresentações artísticas e da discussão histórico-literária da obra. A isogravura é uma adaptação da técnica da xilogravura, a qual foi muito utilizada no nordeste brasileiro para a ilustração dos textos da literatura de cordel. Nela, contudo, ao invés da utilização do entalhe de desenhos na madeira, utiliza-se isopor e tinta como matrizes o que se pretende reproduzir.

A inovação no resgate do gosto pelas obras literárias clássicas é a grande aposta do Projeto. Desafiar o jovem a conhecer e despertar o seu interesse pela leitura do texto literário clássico através de atividades que promovam o diálogo e a aproximação de realidades é um dos principais objetivos da proposta, bem como o aprofundamento da análise teórica dos textos e promoção do exercício da criatividade prática por meio de uma abordagem diferenciada dos métodos de leitura.

O Programa Ensino e Inovação é coordenado pela professora Ivânia Campigotto Aquino, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Arno Viunisk, através da professora Suzana Einloft. A atividade conta com o apoio dos estudantes dos cursos de História, Letras e Música da UPF, que auxiliam no planejamento, organização e execução das atividades que são apresentadas, assim como, a participação, nesta edição, do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), coordenado pela museóloga Tania Aimi, que viabiliza a oficina de isogravura.

A atividade é aberta à comunidade, gratuita e não requer inscrição prévia. Mais informações pelo e-mail literaturaemdialogo@gmail.com ou pelo telefone (54) 3311-1128.

Serviço

Discussão histórico-literária da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Quando: 26 de maio, sexta-feira

Horário: 19h

Onde: Teatro Múcio de Castro, Av. Brasil Oeste, 792, Passo Fundo

Debatedoras convidadas: professoras Ivânia Campigotto Aquino e Ironita A. P. Machado