Ensino

II Meduc propõe a interlocução entre as áreas de ensino, extensão e pesquisa

27/04/2017

19:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Abertura oficial aconteceu na noite de quarta-feira, 26, junto com a Aula Magna Integrada da Faed e do IFCH

Iniciaram, nessa quarta-feira, 26 de abril, a II Meduc - II Mostra de Extensão em Educação -, a II Mostra de Pesquisa em Educação e a I Mostra de Ensino em Educação. Com o tema “Ensino, extensão e pesquisa: em busca da transversalidade de práticas e saberes”, o evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/Faed/UPF). 

A abertura oficial aconteceu na noite de quarta-feira, 26 de abril, no auditório da Feac, junto com a Aula Magna Integrada da Faculdade de Educação (Faed) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e reuniu professores, alunos de graduação e de pós-graduação de ambas as unidades, integrantes de outras instituições de ensino superior, ouvintes e apresentadores de trabalhos. Também estiveram presentes na abertura a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior. 

O principal objetivo da Meduc é promover a interlocução a partir das áreas de ensino, extensão e pesquisa. Assim, por meio de palestras, oficinas, comunicações e mesas temáticas, tem como desafio mais abrangente reunir esforços em prol da abertura, ampliação e solidificação dos espaços de integração, de diálogo e de transversalidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

No discurso de abertura, o mestrando Regiano Bragalda, integrante da comissão organizadora, destacou o trabalho realizado para que o evento acontecesse e o papel da Universidade em integrar o tripé ensino, pesquisa e extensão. “A sociedade contemporânea, marcada pela pluralidade, pela velocidade e pela complexidade das relações, exige da Universidade uma relação profunda e perspicaz, capaz de orientar e problematizar a formação desses novos sujeitos. É papel da Universidade não só dar respostar à sociedade, mas também instigar. Que essa experiência realizada aqui seja inspiração aos gestores e a essa nova geração que hoje aqui se integra e busca pensar esse desafio”, destacou. 

Para a diretora da Faed, professora Eliara Levinski, a Meduc e a Aula Inaugural consolidam-se como representações do compromisso das duas unidades acadêmicas de dar legitimidade a um processo histórico que vem sendo desenvolvido e que, a cada tempo, se depara e enfrenta diferentes tensionamentos e desafios, entre eles a temática dessa Meduc, que é a indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão. “De fato, é uma das características da Universidade estar pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. É algo de que nós falamos muito, algo que está escrito, algo que se inscreve, inclusive, no próprio projeto pedagógico da própria Instituição”, lembrou a professora. 

Na opinião de Eliara, a maior inquietação a que a Meduc se propõe a responder é como a Universidade compreende e como as práticas realizadas aqui efetivam a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. “A Meduc fará a reflexão sobre essa dimensão, que, para nós, ainda é, de certo modo, um pouco obscura. Com o diálogo com alunos e professores das diferentes áreas, com oficinas, com debates, nós nos propomos a esclarecer essas dúvidas, e, ao mesmo tempo, pensar a possibilidade de levantarmos indicadores de projeção, tanto da Faed quanto do IFCH e, com certeza, da Universidade de Passo Fundo”, encerrou a professora. 

Assim como Eliara, a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, falou sobre o protagonismo das duas unidades no que diz respeito à formação de professores e à formação de bacharéis e destacou a qualidade dos deus pesquisadores. “Esse intenso processo de interação e integração, de desejos, de processos, de projetos e certamente de resultados é absolutamente coletivo. Em nome da Reitoria, gostaríamos de dizer que vocês nos mostraram que compreenderam que a percepção é um processo sempre individual, mas que as mudanças ou as transformações serão sempre coletivas. Esperamos que, na vida longa que lhes desejamos, vocês continuem sendo protagonistas de todas essas ações integradas”, finalizou a professora. 

Após a abertura, os participantes assistiram à conferência com o professor Dr. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo sobre o tema “Ensino, extensão e pesquisa: em busca da transversalidade de práticas e saberes”. 
II Meduc
A programação da II Meduc segue até sexta-feira, 28 de abril, e inclui palestras, mesas temáticas, oficinas e comunicações. Mais informações no site meduc.upf.br.